Como se maquiar sem pincel: dicas para aplicar a maquiagem apenas com os dedos

  Apesar dos pincéis parecerem fundamentais, com algumas dicas é possível aplicar os produtos de maquiagem usando apenas as pontinhas dos dedos e criar makes incríveis

Apesar dos pincéis parecerem fundamentais, com algumas dicas é possível aplicar os produtos de maquiagem usando apenas as pontinhas dos dedos e criar makes incríveis

As técnicas de aplicação de maquiagem e os diferentes produtinhos disponíveis no mercado já são bem conhecidos pelas meninas mais antenadas, que são capazes de fazer verdadeiras obras de artes com a ajudinha dos pincéis para aplicar os cosméticos. Mas o que acontece quando não se pode contar com as ferramentas? Bolsas e nécessaires pequenas nem sempre permitem que os pincéis acompanhem em todas as ocasiões, mas com algumas dicas super fáceis é possível criar produções impecáveis usando apenas os dedos.

Base cremosa é a melhor opção para aplicação com os dedos

Muitas vezes produtos como a base e o corretivo podem salvar o visual em situações de imprevistos, tornando a aparência impecável em poucos minutos. Para garantir a pele uniforme sem a ajuda dos amados pincéis, comece espalhando o hidratante facial em movimentos circulares em todo o rosto. Em seguida é chegado o esperado momento de corrigir os defeitinhos da pele com a ajuda do corretivo e da base.

Muitas mulheres já optam por aplicá-los com a ponta dos dedos, mas algumas dicas podem ajudar a garantir um efeito perfeito. Para corrigir as famosas olheiras, use o dedo anelar para espalhar os produtos ao redor dos olhos, partindo da parte interna para a externa. Os cosméticos cremosos são mais fáceis de espalhar, por isso são os ideais para serem aplicados apenas com os dedos. O mesmo dedo vai servir para aplicar a base também na área central do rosto, aquela que costuma apresentar a maior concentração de imperfeições. Pressione o dedo em torno do nariz e espalhe na diagonal em direção à lateral do rosto, até conquistar o efeito uniforme que deseja.

Crie o contorno com base em tom mais escuro

Quando a intenção, porém, é fugir da produção mais básica e criar um visual super glamouroso, fazer o contorno do rosto é indispensável. Quando não é possível contar com o auxílio do pincel para criar o jogo de sombras, o ideal é substituir o bronzer por uma base que seja de dois a três tons mais escura do que a tonalidade da pele, já que o produtinho será mais fácil de ser aplicado no rosto.

Para fazer o contorno, o dedo polegar será o seu melhor amigo. Comece criando um traçado logo abaixo das maçãs do rosto, em movimento descendente e curvado. Desta forma, a tonalidade do produto vai ficando mais suave ao chegar próxima a boca. Para desfazer a aparência mais marcada do produto, faça movimentos rápidos para espalhar melhor a base. Para contornar o nariz, aplique o cosmético nas laterais do osso, sempre seguindo de cima para baixo. Na hora de aplicar a base próxima a testa, use os dedos indicadores e médios para espalhar das têmporas em direção ao centro da cabeça, criando o contorno bem próximo aos cabelos.

Iluminador também pode ser aplicado com os dedos

Após criar o sombreamento do rosto, é chegado o momento de dar um toque mais brilhante para a produção. E nada melhor do que contar com a ajuda do iluminador. Para o nariz, o ideal é aplicar os pigmentos brilhosos com o dedo anelar entre as linhas do contorno. O iluminador pode dar um up também nas maçãs do rosto, sendo aplicado com a ponta dos dedos logo acima do local onde a base escura foi espalhada. Finalize a make aplicando os brilhinhos acima dos lábios - no "arco do cupido" - com a ponta do dedo médio e na parte interna dos olhos com a ajuda do dedo mínimo.

Sobrancelhas, olhos e lábios também podem ser turbinados com a ponta dos dedos

Se a intenção é sair da zona de conforto e completar a make com sobrancelhas marcadas, olhos deslumbrantes e lábios coloridos, usar a pontinha dos dedos também pode ajudar a criar o efeito perfeito. Servindo como a moldura dos olhos, as sobrancelhas podem ser preenchidas com um lápis específico ou sombra com a cor parecida com os fios naturais. Para espalhar com a mão, use o dedo mínimo e sempre na direção dos pelos. Para garantir uma aparência discreta, comece um pouco antes do início da sobrancelha e termine logo depois, para evitar que o delineado fique muito aparente.

Para colorir os lábios sem a ajuda do pincel, o batom líquido é o mais cotado. O produto é mais fácil de manipular e deve ser aplicado no centro dos lábios e espalhado em direção aos cantinhos, com leves batidinhas. Se a ideia, porém, for arrasar com um olhão esfumado, use o dedo anelar para espalhar a sombra mais clarinha em toda a pálpebra superior e para marcar rente aos cílios inferiores. Para criar o esfumado dramático, aplique o delineador na ponta dos dedos e só então espalhe na linha d'água e rente aos cílios superiores, deixando a produção com um ar mais despojado.