Como secar o pincel de maquiagem do jeito certo depois de lavar: veja 5 dicas certeiras

Saiba como fazer a secagem perfeita do pincel na hora de limpar os utensílios de make (Foto: Getty Images)
Saiba como fazer a secagem perfeita do pincel na hora de limpar os utensílios de make (Foto: Getty Images)

Limpar os pincéis de maquiagem é fácil, necessário e pra lá de importante para quem quer manter a pele livre de riscos e, de quebra, garantir o acabamento perfeito no visual. Mas logo depois de lavar, como secar os pincéis do jeito certo e evitar que eles fiquem deformados? Será que tem alum truque?

Spoiler: tem sim! E nós vamos te ensinar todos os segredinhos para conseguir limpar seus fiéis escudeiros de make do jeito certo. Continue lendo a matéria, separe tudo que vai precisar para a limpeza e secagem e anote as dicas.

Dica #1: evite ao máximo usar o secador de cabelo nos pincéis

Primeira dica importante que deve ser reforçada: evite secar o pincel com o seu secador de cabelo, viu? O jato muito quente e forte pode acabar deformando as cerdas, fragilizando elas para o próximo uso e, no pior cenário, deixando o formato bem diferente do original antes da lavagem.

Se for usar o secador por causa da pressa, se certifique de colocar o jato na velocidade mínima - mantendo uma distância considerável - e use a temperatura média ou fria do aparelho. Não é o indicado, viu? Mas se for sua única solução, tome os cuidados certos!

Dica #2: use uma toalha limpa para diminuir a umidade

Para secar os pincéis do jeito livre de riscos, o primeiro passo depois de lavar é pegar uma tolha limpa. Estique ela numa superfície plana, como a pia do banheiro ou uma mesa, e coloque os pincéis por cima. Use a mesma toalha para pressionar levemente as cerdas e enxugar o excesso de água, depois, deixe os pinceis descansando ali até que fiquem totalmente secos.

Dica #3: deixe a pontinha com as cerdas para fora da superfície

Ah, dica importante: na hora de posicionar os pincéis em cima da toalha, vale seguir o truque de deixar a parte das cerdas na borda da mesa/pia, sem contato direto com a superfície. O motivo é que, desse jeito, o ar vai conseguir circular por cada pedacinho do pincel e aí ele vai secar todo por igual na mesma velocidade. Justo, né?

Dica #4: não deixe o pincel secando com as cerdas para cima

É importante reforçar que o pincel não deve secar sozinho na vertical com as cerdas para cima, ok? Se você deixá-lo assim, as gotinhas de água vão correr para dentro da parte interna - e isso pode enfraquecer o "corpo" do pincel, especialmente se ele for de madeira. Fique de olho nesse detalhe e evite problemas!

Dica #5: deixe para lavar e secar os pincéis durante a noite

Para não correr o risco de cair na pressa - e dar tempo ao tempo na hora de higienizar os pincéis -, uma dica válida é fazer todo esse ritual à noite. Deixe para lavar os utensílios antes de dormir e permita que eles fiquem secando sozinhos ao ar livre durante a madrugada. No dia seguinte, dependendo do clima, é bem provável que eles já estejam prontinhos para uso!

Redação: Raquel Carletto