Como ser manicure: guia completo com tudo o que você precisa saber para começar e fazer sucesso na profissão!

Quer saber como ser manicure? Confira nosso guia completo para começar e fazer sucesso na profissão (Foto: Instagram @jennifer_rosa_)
Quer saber como ser manicure? Confira nosso guia completo para começar e fazer sucesso na profissão (Foto: Instagram @jennifer_rosa_)

Você já pensou em levar a carreira como manicure a sério, mas não sabe exatamente como começar? É normal que esse seja um momento de muitas dúvidas: que cursos eu devo fazer? Quais são os melhores produtos para tratamento das unhas? Que esmaltes, bases e top coats eu devo comprar?

Hoje, nós vamos te dar algumas dicas para você investir na profissão sem medo. Confira todas elas aqui embaixo e anote o que te chamar atenção para procurar ainda mais informações depois. Boa sorte e mão na massa!

1. É importante se atualizar sempre sobre técnicas de manicure

Além de dominar as principais técnicas para cuidar das cutículas e das unhas, uma boa manicure também precisa estar sempre atualizada nesse quesito. Procure cursos livres para ter uma noção do básico e também se aprimorar em áreas que você ainda não se sente segura.

Estude bastante para saber quais são as melhores formas de manter as pontinhas dos dedos sempre saudáveis e impecáveis, ok? Se quiser colocar alguns extras no currículo, também vale se informar sobre unhas decoradas e artísticas, técnicas de alongamento para unhas e unhas postiças, como acrigel, fibra de vidro e porcelana.

2. Acompanhe as tendências de esmaltes e unhas decoradas

Uma das cenas mais normais na vida de uma manicure é atender uma cliente que não sabe o que quer fazer nas unhas durante a esmaltação. Acompanhar as tendências de cores de esmaltes, formatos de unha e nail arts pode ser uma mão na roda nesses momentos! Dessa forma, além de mostrar seus talentos como profissional, você também mostra que se mantém atualizada e está por dentro do que rola no mundo da beleza. É algo simples, mas que é uma ótima forma de agregar ainda mais valor ao seu trabalho, viu?

3. Lembre-se de esterilizar corretamente todas as suas ferramentas de manicure

Outra parte super importante do trabalho de manicure é a higienização do seu material de trabalho. Lembre-se de esterilizar alicates, espátulas e outras ferramentas de metal em uma estufa, que é o tipo de “forno” apropriado para isso. Lixas de papelão devem sempre ser descartada depois do uso. Todo esse cuidado é necessário para evitar a transmissão de doenças e infecções - e ainda mostra que você é super profissional!

4. Crie uma conta nas redes sociais para divulgar suas esmaltações e nail arts

Depois de dominar todas as técnicas de manicure, é hora de colocar seu trabalho no mundo. Crie já um perfil profissional nas redes sociais - um Instagram, por exemplo, é uma opção perfeita para postar fotos e vídeos das unhas que você fizer. Unhas decoradas, por exemplo, costumam fazer muito sucesso por lá! Se você trabalha em um salão, também vale falar com seus supervisores sobre divulgar seu trabalho na página do próprio estabelecimento. É uma ótima forma de atrair novas clientes!

5. Atender bem as clientes é a melhor forma de propaganda para manicures

Mesmo que a gente possa contar com uma ajudinha das nossas redes sociais, vale lembrar que o boca a boca ainda é a melhor forma de divulgar seu trabalho como manicure. É super importante caprichar no atendimento e saber lidar com todo tipo de pessoa - das mais fofas e tranquilas às mais exigentes, viu? Isso vai te ajudar a fidelizar as clientes que você já tem e, de quebra, ajudar a atrair ainda mais delas!

Seja sempre educada e tente entender o estilo e as preferências de cada cliente para um atendimento mega personalizado. Se possível, tente oferecer também algum diferencial - uma hidratação para as mãos ou uma esfoliação para os pés, por exemplo - para tornar a experiência de manicure ainda mais relaxante!

6. Ame muito o que você faz e se dedique ao máximo!

Por último, mas não menos importante: para ser uma manicure de sucesso, é importante se dedicar ao máximo ao trabalho. Muitas vezes, isso significa investir em produtos de qualidade, muitas horas de estudo e treino constante para garantir uma esmaltação perfeita. Nessas horas, amar o que você faz vai ser a melhor motivação!

Redação: Giovanna Pego