Como suavizar olhos grandes: truques de maquiagem de uma profissional para conseguir o efeito

Maquiagem com sombras escuras e esfumados em degradê ajudam a suavizar olhos grandes
Maquiagem com sombras escuras e esfumados em degradê ajudam a suavizar olhos grandes

Ter olhos grandes e expressivos é uma característica marcante de boa parte das brasileiras, e a maquiagem pode ser uma poderosa aliada para quem sente necessidade de suavizar essa área do rosto. A maquiadora Melissa Paladino, que está por trás das makes do programa "Encontro com Fátima Bernardes", da TV Globo, conta todos os seus truques de bastidores para diminuir essa região e deixar a expressão mais delicada, confira!

Suavize olhos grandes usando delineador ou sombra preta

Segundo Melissa, o preto é o melhor amigo de quem tem olhos grandes. Isso acontece porque as cores escuras suavizam a área dando a impressão de que ela é menor, mas ao mesmo tempo realça todo o impacto que esse tipo de olhar pode causar. Para a maquiadora, o delineador com pincel fino é uma das ferramentas mais indispensáveis: "contorne a parte de baixo dos olhos com ele e prolongue de leve a linha do olho um pouco depois do finalzinho do canto externo. O truque é passar exatamente na linha d'água e um pouquinho fora dela", ensina a profissional, que também aconselha a fazer um outro traço sutil rente aos cílios superiores para definir bem a área.

A sombra preta também é uma ótima aliada quando usada de forma certa e Melissa conta que nem é preciso pesar muito na quantidade para conseguir o resultado necessário: "se você acha seus olhos muito redondos e abertos, passe uma sombra mais escura de leve no cantinho externo. Isso vai alongar os olhos dando a impressão de que eles são menores", ensina.

Aprenda a forma correta de definir os cílios para quem tem olhos grandes

Os cílios podem ser um problema ou uma vantagem para mulheres que têm essa característica: tudo depende da forma como eles são usados. Melissa diz que a máscara está liberada para ser usada tanto nos cílios inferiores quanto nos superiores, mas que o produto precisa ter uma formulação leve, sem marcar muito: "pestanas gigantescas e volumosas atraem atenção para os olhos e os deixam com a aparência de serem ainda maiores", conta. Experimente também concentrar a aplicação da máscara no canto externo dos cílios superiores: isso trará um efeito amendoado ao invés de abrir ainda mais o olhar.

Atenção para os detalhes da make que deixam os olhos grandes ainda mais bonitos

Além desses truques citados por Melissa, existem alguns outros pequenos detalhes que valorizam a beleza de quem tem olhos grandes. Um deles, segundo a maquiadora, é manter as sobrancelhas sempre bem cuidadas e com design: evite os desenhos muito finos e procure fazer com que os pelos estejam sempre encorpados para combinar com a expressão mais forte do olhar.

As pálpebras maiores também são uma ótima tela para os esfumados e Melissa indica o uso de sombras nas cores marrom, preto e vinho para o trabalho: "capriche no esfumado criando um degradê sem chegar na linha próxima à sobrancelha, área que vale iluminar com o uso de corretivo um tom mais claro que a pele", ensina. Apesar dos pigmentos escuros serem os mais aconselháveis, também vale usar um pouco dos claros e brilhosos nos olhos, principalmente em áreas bem localizadas: "use no canto interno", aconselha a maquiadora.

Maquiadora revela o que nunca se deve ser feito ao maquiar olhos grandes

Assim como as sombras escuras ajudam a suavizar os olhos, as claras podem fazer o efeito contrário quando utilizadas da forma errada: "evite espalhar pigmentos muito claros em toda a pálpebra móvel pois isso fará com que a área pareça ainda mais saltada", garante Melissa, que ainda indica uma boa opção para quem gosta de makes mais suaves: "use uma sombra de cor média (quase no tom da sua pele) ao longo de toda a pálpebra e esfume", ensina.