Como substituir o primer na maquiagem? Descubra quais produtos ajudam a fixar melhor a make

Descubra produtos que podem substituir o primer e aprenda a usá-los para aumentar a duração da maquiagem (Foto: Instagram @theerealkarlaj)
O BB Cream e um creme hidratante com acabamento sequinho servem como primer porque seguram a oleosidade da pele e fixam melhor outros produtos como blush e sombras (Foto: Instagram @watchciwork)
O corretivo pode servir como um primer para olhos porque fixa melhor as sombras e aumentam sua pigmentação (Foto: Instagram @rachleary)
Descubra produtos que podem substituir o primer e aprenda a usá-los para aumentar a duração da maquiagem (Foto: Instagram @theerealkarlaj)

Sabe quando a gente precisa que a maquiagem dure mais tempo? O grande segredo é caprichar na preparação de pele, limpando, hidratando e controlando a oleosidade do rosto, para então aplicar o famoso primer. Ele também aumenta a duração da make por fixar melhor a base, o corretivo e até mesmo a sombra e o delineador nas pálpebras, mas na falta dele, outros produtinhos da nécessaire também podem fazer esse papel. BB Cream, hidratante e até iluminador podem servir de primer. Ainda não sabe como usá-los? Confira as dicas abaixo!

BB Cream segura a oleosidade e aumenta duração de blush, bronzer e sombras

O BB Cream já é um substituto da base nos dias em que a intenção é fazer uma maquiagem mais leve, natural e que deixe a pele totalmente impecável por esconder as marquinhas do rosto. Como tem acabamento matte e bem sequinho, ele controla a oleosidade e o brilho da pele após algumas horas, principalmente nas áreas da testa, nariz e queixo. Mas o legal é que, além de todas esses benefícios, o BB Cream também pode ter função de primer e hidratante, o que ajuda a segurar outros produtos de make, como corretivo, pó compacto, blush, pó bronzeador e sombras.

Como usar: Depois de limpar a pele, aplique o BB Cream com um pincel duo-fibra ou com os próprios dedos, espalhando do nariz em direção as laterais do rosto.

Corretivo nas pálpebras ajuda a fixar sombras e delineadores

O corretivo também pode servir como primer de sombra, principalmente daquelas em textura cremosa ou que são em pó mais soltinho. A dica é escolher corretivos cremosos ou em bastão, que são mais consistentes e fixam melhor na pele. Outra vantagem do corretivo é que ele também aumenta a pigmentação e o brilho da sombra, no caso das cintilantes e metalizadas, deixando a make dos olhos mais poderosa.

Como usar: Com a pele da área dos olhos limpa, aplique um pouco de corretivo com as pontinhas dos dedos, dando batidinhas leves nas pálpebras. Depois, é só aplicar a sombra com os dedos - no caso da sombra cremosa - ou com um pincel, se for em pó.

Hidratante com acabamento sequinho também fixa maquiagem no dia a dia

Você sabia que uma pele desidratada pode absorver toda a umidade da base e ainda fazer com que a maquiagem craquele e dure bem menos do que o esperado? É por isso que o creme hidratante é essencial na preparação da pele, mesmo naquelas mais oleosas ou mistas. Quando o creme tem uma textura mais sequinha, ele serve como primer por evitar que a base descame ou craquele, diminuindo a duração de todo o visual.

Como usar: Aplique o creme hidratante com movimentos leves após limpar o rosto com sabonete. Aguarde alguns minutinhos para que a pele absorva o produto e, pronto! Está liberado começar a maquiagem.