Como ter unhas grandes: 10 dicas para fazer crescer + truques para manter as unhas longas

Para de roer as pontinhas dos dedos e investir em uma base de crescimento para as unhas é o primeiro passo para um visual impecável (Foto: Instagram @lindapaldanius)
Unhas grandes e saudáveis podem ser conquistadas com bons hábitos diários e alimentação saudável (Foto: Instagram @desiperkins)
Veja como ter unhas grandes e fortes com as dicas certeiras da matéria! (Foto: Instagram @lacktastisch)
Para de roer as pontinhas dos dedos e investir em uma base de crescimento para as unhas é o primeiro passo para um visual impecável (Foto: Instagram @lindapaldanius)

Dá pra ter unhas grandes e naturais, sim, viu? Se você é fã das pontinhas dos dedos beeem longas e fortes, a gente tem as dicas DE OURO!

Tudo que você precisa é investir nos cuidados com a hidratação e nutrição usando a base certa, ter atenção para não manter os maus hábitos e, claro, tomar alguns outros cuidadinhos extras.

Já quer tentar? Separamos 10 conselhos mais importantes para ter unhas longas e impecáveis aqui na matéria!

1. Nada de roer as unhas nem colocá-las na boca

O primeiríssimo passo para deixar que as unhas fiquem grandes e fortes é tirá-las da boca: seja para roer ou só pelo hábito de levar os dedos até os lábios.

O que acontece é que, ainda que você não morda, a própria saliva vai amolecendo e enfraquecendo as unhas - e isso pode atrapalhar o seu objetivo!

2. Aposte em uma base de crescimento para unhas

O segundo passo mais importante é apostar em uma base de crescimento para as unhas.

Elas vão garantir que nutrientes e ativos - como extrato de chá verde e ginseng - impulsionem o crescimento das pontinhas dos dedos.

Mas fica a dica: para garantir que elas cresçam sem quebra, experimente intercalar a base de crescimento com uma nutribase fortalecedora também, viu?

3. Experimente arredondar os cantinhos para evitar quebras

Já reparou que os cantinhos das unhas são danados para agarrar em tecidos e/ou esbarrar nas coisas e, por isso, quebram muito facilmente?

Para evitar esses acidentes, tente deixar sua unha crescer no formato mais ovalado e poupar os cantinhos - e o resto da unha - de problemas!

4. Hidrate as unhas regularmente

É natural que as unhas ressequem, mas lembre-se que evitar esse cenário é a garantia de mantê-las mais fortes e saudáveis!

Para deixar as pontinhas crescendo livremente, ter a hidratação em dia é fundamental. Escolha o seu creme hidratante e use sempre antes da esmaltação.

5. Massageie as pontas dos dedos para estimular as unhas

Sabia que estimular o fluxo sanguíneo nas unhas é superimportante para fazer com que elas cresçam mais rápido?

Sempre que se lembrar - ou sempre que for hidratar as unhas - massageie as pontinhas dos dedos e trazer mais sangue para essa região.

6. Tente trocar a acetona pelo removedor de esmaltes

Ao contrário do que muita gente pensa, a acetona não é a melhor opção para remover o esmalte das unhas, viu?

O removedor de esmaltes costuma ser uma opção bem melhor justamente por ter substâncias como glicerina e óleos que deixam as unhas mais fortes - facilitando, assim, o crescimento rápido!

7. Insira mais alimentos com vitaminas específicas na dieta

Acredite: os cuidados diretos com a unha devem ser sempre aliados com a alimentação balanceada! Comer alimentos que sejam ricos em vitamina A, B, C e D ajuda (e muito) a manter as unhas grandes, fortes e saudáveis.

Algumas das opções para manter no cardápio são banana, laranja, limão, tomate, cenoura e outros alimentos que estão indicados nessa matéria aqui.

8. Evite usar as unhas para raspar ou abrir coisas

Se não quiser que a unha quebre facilmente, nada de usá-la como ferramenta! Cortar, raspar... nada disso deve ser feito com as pontinhas dos dedos.

Preserve elas com a ajuda de outros objetos que façam o mesmo trabalho enquanto poupa as suas mãos.

9. Não retire esmalte lascado com a própria unha

E por falar em raspar, nada de ficar removendo esmalte lascado com a própria unha, viu? O hábito é prejudicial por dois motivos:

O primeiro é porque raspar algo com força pode levar à quebra, e o segundo é porque, ao remover o esmalte desse jeito, você também remove a camadinha superficial de proteção da unha, deixando-a mais fraca.

10. Use luvas de limpeza para atividades de casa

Deixar as unhas em contato constante com produtos químicos e água pode acabar deixando a superfície beeem mais molinha e sucetível à quebra e outros probleminhas, por isso, lembre-se de realizar tarefas usando luvas de limpeza.

Redação: Raquel Carletto