Como tirar a maquiagem antes de dormir? Aprenda o passo a passo para a limpeza completa do rosto

Você sabe como tirar a maquiagem antes de dormir? Aprenda o passo a passo na matéria (Foto: Instagram @charlyjordan)
Você sabe como tirar a maquiagem antes de dormir? Aprenda o passo a passo na matéria (Foto: Instagram @charlyjordan)

Você já deve ter ouvido falar muitas vezes que tirar a maquiagem antes de dormir é muito importante para manter a pele bonita e saudável. Afinal, a limpeza da pele é um passo fundamental na rotina de cuidados diários - principalmente quando você usa maquiagem. Mas você sabe como tirar bem a make?

A gente separou algumas dicas essenciais para te ensinar a limpar a pele direitinho antes de dormir e acabar com qualquer resquício de maquiagem. Se você costuma ter a sensação de que o rosto não está totalmente limpo depois de retirar a make, essas dicas podem te ajudar. Vem conferir e aprender o passo a passo!

Passo #1: comece lavando o rosto com um sabonete

O primeiro passo é usar o seu sabonete facial - aquele que você usa no dia a dia - para limpar a pele e tirar toda a maquiagem, como base, corretivo e blush. O sabonete também ajuda a tirar o excesso de oleosidade, sujeira e a poluição que se acumula no rosto ao longo do dia.

A dica é procurar um sabonete indicado para o seu tipo de pele, que pode ser mais refrescante ou hidratante dependendo das suas necessidades. Ah, e não precisa esfregar com muita força, tá? É só massagear o sabonete por todo o rosto e enxaguar bem. Se sobrar algum resquício de make, os próximos passos vão ajudar a deixar a pele bem limpinha.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por teni panosian (@tenipanosian) em

Passo #2: continue limpando com um demaquilante

O segundo passo é usar um demaquilante para garantir que toda a maquiagem saia e evitar que seus poros fiquem entupidos. Se preferir uma limpeza profunda e suave, que não agrida nem mesmo as peles mais sensíveis, a água micelar bifásica é uma ótima opção para remover a sua maquiagem.

É só umedecer uma rodela de algodão e passá-la por todo o rosto, incluindo olhos e boca. Ela vai remover os produtos com facilidade, sem precisar esfregar. Além disso, essa etapa é importante para deixar a pele completamente livre de resquícios de make.

Passo #3: dê uma atenção especial para os olhos

Não se esqueça de limpar bem os olhos, retirando toda a sombra, delineador e máscara de cílios. Por ser uma região mais sensível no rosto, é importante limpar com cuidado e se certificar de que não reste nenhuma maquiagem. O demaquilante ou água micelar são ideais para isso.

Comece umedecendo um algodão com o produto escolhido e pressionando - sem força - sobre os olhos fechados por alguns segundos. Isso vai fazer a maquiagem sair com mais facilidade, sem precisar esfregar muito. Se os produtos usados foram à prova d’água, vale a pena optar por uma solução bifásica.

Passo #4: não se esqueça de hidratar a pele

Depois de limpar tão bem o rosto, é fundamental usar um hidratante facial para deixar a pele macia e hidratada. Ficar muitas horas com a make pode deixar a pele um pouquinho ressecada - principalmente depois de tantas etapas de limpeza -, então é fundamental apostar em um produto que devolva a maciez para o seu rosto. Escolha um hidratante ou creme antirrugas com a fórmula que se adequa melhor na sua pele e prontinho!

Redação: Gabrielle Nunes