Como tirar cada tipo de esmalte: escuro, de glitter, metalizado e de unhas acrigel, confira os detalhes

Confira o jeito certo de remover cada cor e textura de esmalte
Confira o jeito certo de remover cada cor e textura de esmalte

Saber remover cada tipo de esmalte é essencial para não estragar as unhas e mantê-las sempre clarinhas, lisas e fortes. Molhar o algodão no removedor e esfregá-lo sobre as unhas é o hábito mais comum entre as mulheres, mas algumas dicas extras podem ajudam a retirar os pigmentos mais "complicados", como os de glitter, esmaltes escuros - que costumam manchar as unhas - esmalte fosco, unhas de gel e até mesmo nail art com aplicações. Confira um guia de como tirar cada tipo de esmalte!

Esmalte escuro, como preto e vermelho, devem ser amolecidos para não mancharem

Um dos truques para retirar o esmalte escuro sem manchar é amolecê-lo, já que quanto mais rápida for a absorção, melhor. Separe dez pedaços de algodão com tamanho suficiente para cobrir cada unha, molhe todos eles com removedor e deixe-os sobre o esmalte por cerca de três minutos. Depois, basta puxar tudo para cima fazendo uma pequena pressão e a unha estará completamente limpa. Se sobrar esmalte em algum cantinho, basta retirar com o algodão enrolado no palito de laranjeira. Outra forma de evitar manchinhas na cutícula é aplicar um óleo, que pode ser o corporal mesmo, por cima do esmalte, e massagear bem as pontas dos dedos. Depois, é passar o algodão com removedor, fazendo movimentos de cima para baixo.

Esmalte em unhas de gel podem ficar de molho

Quem usa unhas de gel deve ter cuidado extra não só na manutenção, mas também na hora de retirar o esmalte. Antes de tudo, vale deixar este passo para a manicure, já que a profissional tem uma habilidade maior, mas se remover em casa for a única opção, a dica é não esfregar o esmalte com removedor, e sim, mergulhar os dedos antes na substância por alguns minutos. Vale lembrar que é preciso usar removedores sem acetona, já que esse componente resseca e agride a estrutura da unha, causando descamação. Após retirar os dedos do potinho com removedor, complete a remoção com algodão.

Unhas com esmalte de glitter ou metalizado devem ser envoltas com algodão e alumínio

Apesar de poderosos e modernos, os pigmentos brilhosos e a textura densa dos esmaltes metalizados também podem ser mais difíceis de retirar, mas para não precisar esfregar o algodão nas unhas e espalhar todas as partículas de glitter pelos dedos, a dica é deixar as unhas de "molho". Umedeça o algodão, enrole em todas as unhas e depois cubra os dedos com um pedacinho de papel alumínio para que o removedor não evapore. Depois de alguns minutinhos, basta retirar tudo e o esmalte sairá sem nenhum esforço.

Retirar acessórios da nail art depende de como foram aplicações

Quem abusa das nails arts com aplicações como fitas, cristais ou pérolas para estampar as pontas dos dedos também precisa ter atenção extra na hora de retirá-los. Se eles foram colados com o próprio esmalte, dá para tirá-los com o próprio removedor, mas sem esfregar. Já se as aplicações foram coladas com cola, a dica é deixar os dedos de molho na água quente para que a cola derreta e acabe soltando os detalhes. Depois disso, basta fazer tudo normalmente, usando um algodão com removedor e fazer movimentos leves para retirar o restante do esmalte.