Como tirar oleosidade da pele: 5 dicas para evitar que o rosto fique oleoso

Tem a pele oleosa ou sofre com o brilho excessivo? Confira a listra com 5 dicas práticas para controlar a oleosidade! (Foto: Instagram @kayleymelissa)
A argila verde é uma boa dica para controlar a oleosidade da pele porque a substância suga o óleo da superfície do rosto (Foto: Instagram @leayerevanian)
Lavar o rosto com água fria e usar o sabonete anti-oleosidade antes da maquiagem ajudar a deixar a pele sem brilho (Foto: Instagram @alatorreee)
Tem a pele oleosa ou sofre com o brilho excessivo? Confira a listra com 5 dicas práticas para controlar a oleosidade! (Foto: Instagram @kayleymelissa)

Se tirar a oleosidade da pele parece um sonho pra você, saiba que é possível amenizar o problema, sim! Aquele brilho incômodo no nariz, na testa ou no queixo que aparece algumas horas depois da maquiagem tem jeito: basta apostar em cuidados com a pele e seguir algumas dicas extras de maquiagem.

Descubra as dicas práticas para você fazer com os produtos que tiver na prateleira!

1. Use sabonete anti-oleosidade

É unânime entre os dermatologistas: limpe o rosto com sabonete próprio para a sua pele pela manhã. Além disso, você também pode aplicar o produto minutos antes de fazer a maquiagem, ao invés de usá-lo o item lá no início do dia: dessa forma, sua pele ficará sequinha na medida certa e sem brilho por horas.

Só não vale usar o sabonete mais de 2 vezes por dia, ok? De manhã, escolha aplicar uma água micelar para limpar o rosto de forma suave e, só então, usar o sabonete antes da make.

2. Lave o rosto com água fria, sempre!

Se você usa água quente na hora de tirar o sabonete ou qualquer outro produto do rosto, saiba que o hábito pode deixar a pele mais oleosa, mesmo que você use os produtos de beleza certinhos, viu? É que a alta temperatura estimula a produção de oleosidade e ainda deixa os poros abertos, o que facilita a absorção de sujeirinhas além do normal.

3. Não use produtos de corpo no rosto

Tem o hábito de usar protetor solar corporal no rosto? Ou aplicar o creme de corpo na face de vez em quando? Saiba que usar os produtos de beleza para o corpo na pele do rosto também pode causar oleosidade extra!

É que a pele do corpo costuma ser mais seca e, por isso, os produtos corporais são mais densos. O resultado de usá-los no rosto é deixar a pele mais oleosada, com os poros entupidos e com uma sensação pegajosa ao longo do dia.

4. Aposte na argila verde para controlar a oleosidade

A argila verde tem vantagens momentâneas e a longo prazo! Ela dá um help antes da maquiagem, fazendo com que a pele não escorra ao longo do dia, e equilibra a produção de sebo nas células. A máscara de argila, que pode conter substâncias como eucalipto, por exemplo, tem afinidade com os óleos da pele, sugando o excesso deles. Aqui, a gente ensina a usar a máscara da forma certa!

5. Tenha um bom fixador de maquiagem na nécessaire

Agora, falando em maquiagem, você pode finalizar os cuidados com um fixador de maquiagem! Em pó ou em spray, ele costuma ser um must have para quem não quer ter que se preocupar com o brilho excessivo da pele. Aqui, a gente conta os melhores momentos para apostar nesse queridinho do momento, mas não tem segredo: com algumas borrifadas ou pinceladas - se ele for em pó - o look final fica intacto e matte.

Redação: Beatriz Doblas