Como usar iluminador: aprenda a aplicar o produto na maquiagem

Quer caprichar no iluminador? Aprenda a aplicar o produto e a combinar o item na maquiagem! (Foto: Instagram @marianna_hewitt)
Donas de pele negra podem caprichar no iluminador marrom ou bronze nas maçãs do rosto, no nariz e no arco das sobrancelhas (Foto: Instagram @destinytaylorxo)
O iluminador rosê ou champagne cai superbem combinando com o blush rosa na pele clara (Foto: Instagram @misskbishop)
Quer caprichar no iluminador? Aprenda a aplicar o produto e a combinar o item na maquiagem! (Foto: Instagram @marianna_hewitt)

O iluminador é o must have do momento e praticamente dispensa apresentações! É que o produto ilumina a maquiagem e "acende" as partes mais altas do rosto, como maçãs, ossinho do nariz e o arco das sobrancelhas. Adora o efeito do produto, mas não sabe como usar? Vem conferir as principais dicas de aplicação e, claro, como combinar com a make!

Iluminador na maquiagem: onde aplicar?

A dúvida sobre onde aplicar o iluminador é bem comum, então vamos acabar com ela! É o seguinte: qualquer que seja o tipo do seu iluminador (em bastão, em pó ou líquido), as partes do rosto que podem ganhar o toque shiny serão as mais "altas". Dá uma olhada nas mais comuns:

Maçãs do rosto: o lugar favorito para aplicar o produto! O iluminador deve ser aplicado nas têmporas, bem acima das bochechas, para "acender" o rosto e destacar o blush.

Nariz: o iluminador deve ser usado no ossinho do nariz. Assim, ele vai criar um ponto de luz incrível e mais elegante à make. O truque também é certeiro para afinar o nariz.

Arco do cupido: o arco do cupido nada mais é do que o meio dos lábios superiores. O toque iluminado na parte de cima da boca entrega um efeito luminoso e ousado aos lábios. Bom praquela make de balada, né?

Olhos: o iluminador também pode ser usado no canto interno dos olhos para abrir o olhar e valorizar a make dessa área.

Sobrancelhas: a dica é aplicar o iluminador embaixo do arco das sobrancelhas, para abrir o olhar e valorizar o shape!

Como aplicar o iluminador do jeito certo?

O iluminador é o último produto a ser aplicado: ou seja, ele deve entrar depois da base, do pó compacto e até do blush e do bronzer, para quebrar um pouquinho o efeito matte na maquiagem, sabe? Nas makes do dia a dia, vale usar o item bem discreto e até mesmo sozinho, apenas nas maçãs do rosto e no nariz; já à noite, tá liberado caprichar no brilho!

Se ele for em pó: aplique com um pincel vassourinha, que é fino e de cerdas macias para o efeito ficar natural.

Se ele for em bastão: aplique diretamente na pele e, depois, dê batidinhas com os dedos para esfumar.

Se ele for líquido: aplique uma quantidade do produto nos dedos e vá depositando no rosto, parte por parte, e dê batidinhas para esfumar e fixar.

Qual cor de iluminador cai bem no meu tipo de pele?

Todo iluminador tem um fundo de cor e pigmentos: ele pode ser rosado, perolado, amarronzado ou dourado e conter pigmentos mais levinhos ou mais intensos. Os perolados e rosados caem superbem nas pelas claras, enquanto os iluminadores amarronzados e dourados harmonizam melhor nas morenas e negras. A ideia é que a pele fique com um look parecendo bronzeado naturalmente pelo sol!

Como combinar: você pode combinar a cor do iluminador com o tom do seu blush e do pó bronzeador, ou fazer um degradê de tons. Por exemplo, se o blush for rosa, aposte no iluminador champagne ou rosê. Se ele for marrom, vá sem medo no iluminador bronze ou dourado.

Redação: Beatriz Doblas