Como usar o lápis de olho: 6 dicas de maquiagem para iniciantes aproveitarem o item na produção

Saiba como usar o lápis de olho na maquiagem aproveitando tudo que ele pode oferecer (Foto: Instagram @maybelline)
Saiba como usar o lápis de olho na maquiagem aproveitando tudo que ele pode oferecer (Foto: Instagram @maybelline)

Passar o lápis de olho corretamente (e sem borrar!) ainda é um desafio para você? Não se preocupe: o que não faltam são truques para facilitar a produção e deixar a maquiagem do olhos poderosa, do jeitinho ideal para uma ocasião especial ou para o dia a dia.

Separamos um guia completo com 6 dicas de maquiagem que toda iniciante de make deve saber na hora de usar o lápis de olho - seja na linha d'água ou nas pálpebras para fazer o delineado. Descobrir novos segredinhos nunca é demais, né? Então, aproveite!

Dica 1: sempre use o lápis de olho depois da sombra e antes da máscara de cílios

É importante esclarecer a ordem certinha da maquiagem para os olhos em nome do look perfeito: primeiro se aplica a sombra, depois se usa o lápis e, por fim, é a hora da máscara de cílios!

Por quê? Se você usar o lápis depois da máscara, a chance dos cílios já "durinhos" te atrapalharem a passar o produto é grande - assim como usar o lápis antes da sombra vai esconder a cor no resultado final. Melhor seguir a regrinha, viu?

Dica 2: prefira um lápis de olho com fórmula em gel à prova d'água para mais precisão

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maybelline NY Brasil (@maybellinenybrasil) em

Se você quer passar o lápis de olho sem borrar - e ter a certeza de que ele não vai escorrer sozinho ao longo do dia -, a melhor saída é apostar nos lápis com fórmula gel à prova d'água, como os da linha The Colossal Gel 24h, de Maybelline NY.

Por quê? Além da fórmula gel garantir um toque ultra macio durante a aplicação (facilitando muuuito a precisão do traço), ela é capaz de entregar uma pigmentação bem mais intensa. De quebra, com o plus do efeito à prova d'água, o produto vai ter a fixação perfeita no visual para qualquer ocasião!

Dica 3: deixe a ponta do lápis de olho na medida certa para o traço

Uma das principais razões para o makeup fail enquanto se usa o lápis de olho está na falta de atenção ao estado da pontinha do lápis - especialmente quando ele é do tipo que precisa ser apontado. Aqui, o segredo é deixá-lo nem tão fino ou muito grosso, ok?

Por quê? Quando a pontinha do lápis fica muito grossa, é mais difícil garantir a precisão certa para traços finos no delineado de gatinho, ou até mesmo para colorir a linha inferior do olhar. Para não correr riscos com borrões, deixe a pontinha sempre mais para fina.

Dica 4: experimente aplicar o lápis abaixo da linha d'água inferior para abrir o olhar

Na hora de usar o lápis para conseguir um olhar mais aberto, é válido não se limitar apenas ao espaço da linha d'água inferior e lembrar de aplicar a cor também na região rente aos cílios de baixo. 

Por quê? Ao levar um pouquinho de cor para dentro e fora da linha d'água inferior, o contorno do olhar vai parecer maior e, então, a sensação será de olhos mais abertos e poderosos. Aqui, a dica extra é usar um pincel bem fininho e esfumar bem as cores para um up incrível no look!

Dica 5: escolha a espessura do traço de acordo com o tamanho dos olhos

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maybelline NY Brasil (@maybellinenybrasil) em

Sabia que o tamanho dos seus olhos é o que determina se o traço do lápis será grosso ou fininho na maquiagem? O traço tipo delineado nas pálpebras e o traço na linha de baixo dos olhos devem ser compatíveis com o olhar para dar o acabamento do jeito certo.

Por quê? Caso você tenha olhos pequenos, a melhor forma de dar destaque sem "pesar" o olhar é usar um traçado mais fino. Por outro lado, se você tem olhos grandes, a maneira de destacar a make na medida certa é usando um traçado mais grosso. 

Dica 6: use o lápis de olho para preencher o espaço nos cílios superiores

Uma forma de deixar a maquiagem ainda mais dramática - e deixando o delineado mega poderoso - é lembrando de aplicar o produto na linha d'água superior. Parece inusitado, mas o truque realmente faz toda diferença!

Por quê? É normal que fiquem alguns espacinhos sobrando quando se aplica o delineador nas pálpebras - o que, dependendo do seu formato de olho, pode ficar muito aparente na maquiagem. Para preencher os vãos de cor e deixar a make sem defeitos, basta aplicar o lápis na linha d'água superior, bem rente aos cílios!

Redação: Raquel Carletto