Confira dicas de como fazer para os apliques de unha durarem mais

 Saiba como fazer para os apliques das unhas durarem mais

Saiba como fazer para os apliques das unhas durarem mais

As nail arts mais elaboradas sempre contam com apliques, sejam eles cristais ou outros divertidos decalques. Mas é comum que esses detalhes acabem caindo das unhas, quase sempre deixando o local onde haviam sido colados, danificado. Porém, atualmente, já existem técnicas que ajudam a aumentar a durabilidade dos apliques. A nail designer Lidiane Borges conta sobre uma técnica que tem feito sucesso nos salões , e deu algumas dicas para quem adora uma nail art super decorada.

Técnica de encapsulagem das unhas garante uma durabilidade maior para os apliques

Para garantir que os cristais ou apliques durem bastante na pontinha dos dedos, Lidiane Borges sugere que seja feita uma decoração encapsulada, que é uma forma de encapar as unhas sem interferir no brilho dos cristais. Para essa técnica é preciso usar o gel UV e uma cabine com luz ultravioleta. "Primeiro é feita a esmaltação, depois é aplicado o gel, e por cima os cristais ou apliques. Depois a mão fica entre 1 e 3 minutos na cabine UV", diz a nail designer.

Ao tirar as mãos da cabine com luz ultravioleta, Lidiane ainda diz que é necessário fazer a finalização: "Ao tirar a unha da cabine, vai ser preciso tirar o excesso do gel para não ficar com um aspecto melado. É preciso ter cuidado para o gel não ficar sobre os cristais, senão eles ficam foscos", explica.

Essa técnica não é a única usada para a aplicação de decalques sobre as unhas, mas segundo a nail designer é a que garante maior durabilidade, fazendo com que os cristais fiquem cerca de 10 dias nas unhas. Mas é preciso tomar cuidado com o manuseio de produtos químicos após a encapsulagem, porque pode comprometer a sua fixação, fazendo com que os apliques caiam rapidamente. A técnica é resistente apenas a cosméticos como sabonetes, shampoo e condicionador, por exemplo.

O local onde os cristais ou apliques são colocados pode acelerar o seu descarte

Colar os apliques na pontinha ou na borda das unhas pode influenciar na sua durabilidade. O melhor local para aplicar os cristais é do centro para o topo da unha. "A ponta das unhas tem mais impacto do que rente as cutículas, por isso, ao colocar os apliques na pontinha das unhas, eles ficam mais fáceis de se soltar", diz a profissional.

Colar cristais diretamente na unha deve ser evitado

Apesar da ténica de encapsulagem das unhas fazer com que os cristais ou apliques durem mais tempo, é muito comum que os apliques sejam colados com colas de unha postiça. A nail designer diz que não vê problemas em usar essa alternativa, desde que essas colas não sejam aplicadas diretamente nas unhas. "Normalmente, os apliques são colados após a esmaltação, então não há muito problema, porque o esmalte cria uma barreira. Mas se não for usar esmalte, é indicado passar pelo menos uma base antes de colar os cristais. Porque a composição dessas colas pode afetar as unhas", explicou Lidiane.

As colas são uma boa opção para reparos de emergência. Caso os apliques tenham caído antes de alguma festa, ou evento, é possível recorrer a essa alternativa. No entanto, com esse tipo de cola, os apliques duram, em média, de 1 a 2 dias.