
A maquiagem cremosa vem dominando o mercado de cosméticos, que já oferece versões de sombra, blush e batom com a textura. A vantagem da fórmula inovadora é que, diferentemente das opções em pó, sua aplicação é muito mais fácil e pode ser feita até mesmo com os dedos. Confira dicas para garantir um resultado digno de profissional com os produtos.
O primeiro passo é saber identificar a fórmula em creme, que proporciona um acabamento mais suave e hidratado, seja com a finalização matte ou acetinada, por isso, são ideais para a pele seca. Ao contrário da maquiagem líquida, frequentemente translúcida, os itens cremosos costumam ser mais saturados.
Preparo da pele é essencial
Antes de começar a maquiagem, prepare o rosto adequadamente com sabonete específico para a região e hidratante, para dar mais maciez à pele. Mas se preferir pular esta etapa, vale substituir o item por um primer hidratante, que deixará a pele nutrida e suavizada para receber os produtos que virão na sequência.
O primer também faz com que a maquiagem cremosa tenha algo em que se prender, o que prolonga a duração de seu efeito. Como a fórmula não tem restrições quanto ao clima e pode ser usada com o tempo quente ou úmido, o primer funciona como um preparo inicial importante para garantir o sucesso do visual.
Aplicação deve ser feita em camadas
Assim como os itens tradicionais, a maquiagem cremosa também pede por uma aplicação em camadas. Após utilizar a fórmula em creme, faça a finalização com um produto em pó. A combinação ajudará a aumentar a durabilidade da produção, especialmente no caso de uma pele oleosa.
Apesar de ser mais indicada para a pele de normal à seca, a maquiagem cremosa também pode ser utilizada em qualquer outro tipo. Como nem todas as fórmulas são iguais, o ideal é testar aquela que mais se adapta ao seu rosto. Para as oleosas, por exemplo, a melhor opção é por um produto com acabamento matte.
Pincéis também são indicados
A aplicação da maquiagem cremosa com os dedos sempre funciona. No entanto, se preferir utilizar pincéis, lembre-se que as melhores opções são as ferramentas com fibras sintéticas. A dica é que a saturação das tonalidades está diretamente relacionada à densidade das cerdas do pincel.
Ao aplicar um blush cremoso, dê preferência ao pincel ao invés dos dedos, pois a primeira opção deixará o acabamento mais polido, sem o risco de apresentar aquelas indesejáveis rachaduras. Já para a área dos olhos, use pouco produto inicialmente e faça retoques ao longo do dia sempre que for preciso.