Contorno: como afinar o nariz corretamente na maquiagem?

Aprenda a fazer contorno para afinar seu nariz (Foto: Instagram @mirelamua)

Já faz algum tempo que o contorno se tornou popular entre as mulheres apaixonadas por maquiagem. O objetivo principal é usar uma cor mais clara para ressaltar determinadas partes do rosto - como as maçãs do rosto e os lábios - e uma cor mais escura para reduzir ou afinar outras partes. Mas é normal que algumas mulheres tenham dificuldade na hora de fazer o contorno.

Se você quer usar o contorno para afinar o nariz com maquiagem, mas não sabe como fazer isso, a gente pode ajudar. Separamos algumas dicas para você aprender a escolher o melhor produto para a sua pele e um passo a passo para não errar mais na hora de deixar o nariz mais fino com o contorno. Confira!

Como escolher a cor certa de contorno para você?

Assim como outros produtos de maquiagem - como a base, corretivo e blush -, o contorno também pode ter cores variadas. Para o efeito ficar perfeito e sua maquiagem não ficar clara demais ou escura demais, é importante saber escolher a cor mais adequada para o seu tom de pele.

Para fazer o contorno, é preciso usar duas cores diferentes: uma mais clara e outra mais escura que a sua pele. É isso que vai devolver a profundidade ao seu rosto depois da base. A dica para não errar é sempre usar dois tons de diferença. Ou seja, um produto dois tons mais escuro que sua pele e o outro, dois tons mais claro. 

Contorno em pó ou cremoso: qual é o melhor?

Além de escolher a melhor cor para o seu tom de pele, você também pode optar entre o contorno em pó ou cremoso. Não existe uma regra para a hora de escolher a textura do seu produto, isso vai depender apenas do efeito que você quer conquistar. A principal diferença entre eles é a intensidade do contorno que você quer fazer.

Se você prefere um contorno mais suave, apenas para afinar um pouco o nariz, o contorno em pó é a melhor opção. Já quem não abre mão de um contorno super caprichado para deixar o nariz bem fininho pode apostar no cremoso. 

Passo a passo para afinar o nariz com maquiagem

Embora fazer o contorno pareça complicado para algumas mulheres, não tem muito segredo na hora de afinar o nariz com a maquiagem. Para te ajudar no processo, preparamos um passo a passo bem simples para nunca mais errar na hora de contornar o nariz.

1- Comece preparando a pele com a base e, se seu contorno for em pó, passe o pó compacto ou translúcido no rosto. Se seu contorno for cremoso, deixe o pó facial para o final;

2- Com um pincel fino, use o contorno escuro para fazer um traço ao longo de todo o comprimento do nariz em uma das laterais e repita o processo na outra lateral. Não esqueça de esfumar, principalmente se o produto for cremoso;

3- Se quiser deixar o nariz mais empinado, use o contorno escuro também na parte de baixo do nariz, próximo às narinas;

4- Em seguida, use o corretivo mais claro na parte de cima do nariz, seguindo todo o comprimento dele e evitando apenas a pontinha;

5- Para terminar, passe o iluminador apenas no ossinho do nariz e na pontinha, para dar destaque para essas regiões;

6- Se seus produtos forem cremosos, use um pó translúcido para selar e seu contorno está pronto.

Redação: Gabrielle Nunes

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.