Correção de cor na maquiagem: entenda como a técnica pode uniformizar a pele

Aprenda a corrigir as imperfeições da pele aplicando as técnicas das cores complementárias
Aprenda a corrigir as imperfeições da pele aplicando as técnicas das cores complementárias

Para uma pele impecável, a base e o corretivo são indispensáveis. Estes aliados disfarçam as imperfeições da cútis, deixando-a com um aspecto mais uniforme e luminoso, mas existem algumas técnicas profissionais que podem conseguir um resultado ainda mais perfeito, eliminando olheiras, manchas e até vermelhidões. Entenda o que é a correção de cor e saiba como fazer dela uma rotina na sua maquiagem!

Correção de cor usa tons complementares para eliminar imperfeições

Quem se lembra do truque do batom laranja ou vermelho nas olheiras já tem alguma noção do que significa correção de cor em maquiagem. A técnica promete eliminar os defeitos da pele através da neutralização de seus tons com cores complementares, antes da aplicação da base ou corretivo tradicionais. Assim, se a sua cútis apresenta vermelhidão, vale aplicar um pouco de verde na área, da mesma forma que, nas olheiras de fundo roxo, se aplica o tom vermelho ou alaranjado. Um outro truque muito comum é o de delinear os olhos com lápis azul marinho para dar um ar mais desperto ao olhar, já que esta cor anula o tom amarelado da parte branca do olho.

Cores específicas suavizam manchas ao redor do nariz nas regiões escuras do rosto

Para minimizar as imperfeições da pele e deixá-la com um ar bem uniforme, vale apostar nas técnicas de correção de cor. Invista em uma paleta de corretivos coloridos e, antes de aplicar a base, passe um pouco de verde ao redor do nariz, para neutralizar a vermelhidão que é comum em todos os tipos de pele, e ainda um pouco de laranja nas olheiras, manchinhas de acne e outras regiões escuras. Em seguida, espalhe bem com os dedos e só depois aplique a base. O truque é pressioná-la levemente contra a pele com uma esponja umedecida e em movimentos circulares.

Finalize com o corretivo para iluminar os pontos altos do rosto

Depois da base, aplique o corretivo em forma de triâgulo inverido na região abaixo do olhos, e capriche o visual passando o produto também no topo do nariz e no ossinho das maçãs do rosto, para dar um ar mais iluminado à face. Finalize com uma camada bem fina de pó translúcido e pronto! A sua pele está perfeita e uniforme, pronta para enfrentar o dia!