Cromoterapia: saiba como usar as cores na sua maquiagem e entenda melhor sobre a terapia

O azul ? uma cor que transmite tranquilidade e, quando aparece no delineado, ainda deixa o look mais moderninho (Foto: Instagram @katiejanehughes)
O batom vermelho garante um toque mais poderoso na maquiagem e, aliado a cromoterapia, ainda pode ajudar funcionar como um estimulante (Foto: Instagram @rachleary)
O batom vermelho garante um toque mais poderoso na maquiagem e, aliado a cromoterapia, ainda pode ajudar funcionar como um estimulante (Foto: Instagram @rachleary)
Saiba mais sobre cromoterapia e veja como usar as cores ao seu favor na hora de fazer a maquiagem! (Foto: Instagram @maybelline)
Saiba mais sobre cromoterapia e veja como usar as cores ao seu favor na hora de fazer a maquiagem! (Foto: Instagram @maybelline)

Voc? sabia que ? poss?vel usar a cromoterapia na maquiagem? Muito utilizada no passado na Gr?cia e no Egito Antigo, esse tratamento terap?utico faz uso das cores para garantir equil?brio entre corpo, mente e emo??o. Nela, como a ideia principal indica que cada cor ? capaz de atuar em um certo centro de energia, d? at? para aproveitar os benef?cios de cada uma para usar a maquiagem a seu favor - como um batom vermelho nos l?bios para um efeito estimulante ou uma sombra azul para ficar em um mood mais tranquilo, por exemplo. Ficou curiosa com a possibilidade? Saiba mais detalhes!

Cromoterapia aproveita as cores para tratar desequil?brios no corpo

Antes de come?ar a ver como usar a terapia das cores na maquiagem, nada melhor que saber um pouquinho sobre como funciona essa t?cnica e como ela pode ser ?til. Vamos l??

Para muitas pessoas que s? conhecem a cromoterapia de nome, ela n?o passa de um papo esot?rico. No entanto, esse procedimento que trabalha com as cores para garantir equil?brio emocional e f?sico ? reconhecido pela Organiza??o Mundial da Sa?de (OMS) desde 1976, e costuma ser usada como um recurso extra no tratamento de alguns pacientes.

Fazendo uso do rosa e das sete cores do arco-?ris - vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta -, seu objetivo ? atuar em determinados centros de energia do corpo - conhecidos como chakras - para reequilibrar tudo o que est? fora de ordem. Dessa forma, atrav?s de diferentes t?cnicas com os tons certos, ? poss?vel controlar problemas emocionais, como ansiedade e depress?o, e at? complica??es f?sicas.

Roupa e maquiagem podem ser usadas a favor da cromoterapia

Nas sess?es de cromoterapia, o paciente fica deitado ou sentado enquanto as cores come?am a ser trabalhadas sobre ele atrav?s de um banho de luz. Mas, al?m dessas t?cnicas espec?ficas feitas com um profissional, o paciente tamb?m pode ser orientado sobre como usar ou excluir determinadas tonalidades no seu dia a dia - como na hora de escolher as roupas, por exemplo, ou pensar na maquiagem.

Quer usar a make a seu favor? Veja os benef?cios de cada cor:

Vermelho: Por ser estimulante, a cor pode ser usada em benef?cio de quem sofre com problemas de depress?o e ainda impulsiona novas conquistas. Al?m disso, tamb?m tem propriedades que ajudam a circula??o do sangue e at? os nervos. Ent?o, se estiver em busca de equil?brio em uma dessas ?reas, se jogue no batom vermelho!

Verde: Como tem propriedades calmantes, o verde ? ?timo para quem tem problemas com negatividade por conferir mais equil?brio. J? em rela??o ao f?sico, tem a ver com o chakra card?aco. Se identificou? Lembre do tom na hora de escolher a sombra ou apostar em um delineado mais moderninho.

Violeta: Voc? sabia que o violeta ? considerado uma cor que tem conex?o com o mundo espiritual? Por isso, na cromoterapia, ele ? muito usado para proporcionar uma melhor rela??o entre o emocional e as cren?as. Assim, se desejar essa consequ?ncia, turbine a terapia das cores providenciando um batom com essa tonalidade.

Laranja: ? a cor ideal para quem est? precisando de boas vibra??es e uma nova energia depois de situa??es estressantes; j? fora do emocional, ? usada para estimular o sistema respirat?rio e at? aliviar caibr?s. Moderninho e cheio de estilo, o batom laranja pode ser um bom aliado nesse caso!

Azul: A cor ? conhecida por atuar no sistema nervoso central por contar com propriedades calmantes e suavizantes. Do lado f?sico, auxilia o sistema respirat?rio; enquanto, no emocional, traz mais relaxamento. Quer adicionar a cor na maquiagem para completar a terapia? Aposte em delineados e sombras com esse tom! Ou, se desejar um look mais ousado, invista em um batom moderninho com essa tonalidade.

Anil: Assim como o azul, o anil tamb?m atua no sistema nervoso central e traz propriedades calmantes. Al?m disso, tamb?m ? ?timo para controlar os batimentos card?acos, a press?o sangu?nea e trazer paz mental. Para usar na maquiagem, a dica ? fazer um esfumado colorido com esse tom!

Amarelo: Tem quem n?o goste de amarelo em nada do look... Mas voc? sabia que essa cor ? ?tima para ajudar quem n?o se considera uma pessoa com muito controle, al?m de favorecer o cora??o e o sistema circulat?rio? Por isso, para seguir a vibe da terapia das cores, use o tom para fazer um delineado moderninho e diferente.

Rosa: Para fechar a lista das cores que s?o usadas na cromoterapia, vem o rosa! Ele ? ?tima para os nervos e, inclusive, turbina o efeito de todas as demais tonalidades. Para usar na maquiagem, voc? pode apostar em um batom pink poderoso ou seguir a tend?ncia do rosinha monocrom?tico.

Reda??o: N?via Passos

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.