Cuidado com a pele no inverno: saiba o que colocar e o que tirar na maquiagem

Hidratante facial e protetor solar n?o podem sair da rotina no inverno (Foto: Instagram @dennydaily)
O inverno tamb?m ? a ?poca perfeita para iniciar os seus tratamentos est?ticos (Foto: Instagram @jordansimek)
O inverno tamb?m ? a ?poca perfeita para iniciar os seus tratamentos est?ticos (Foto: Instagram @jordansimek)
A pele precisa de alguns cuidados extras durante o inverno. Vem ver quais s?o! (Foto: Instagram@rocioccamacho)
A pele precisa de alguns cuidados extras durante o inverno. Vem ver quais s?o! (Foto: Instagram@rocioccamacho)

Quando a temperatura come?a a cair, ? a hora de tirar os looks de inverno do arm?rio e come?ar a abusar das maquiagens com tons mais frios - como aquele batom vinho que a gente ama ou a sombra escura que voc? j? estava ansiosa pra usar, n??

Mas al?m de trocar as cores da sua make, o momento tamb?m pede alguns novos produtos na sua n?cessaire de cuidados com a pele. O hidratante ganha o papel de protagonista e os cosm?ticos cremosos ocupam o espa?o que antes era dos mattes.

Quer saber o que colocar e o que tirar na sua make e pr?-make no inverno? A dermatologista Renata Sampaio, membro-efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e respons?vel pelo Instituto da Pelle, contou tudo pra gente. Vem ver!

Hidrata??o ? o primeiro passo no cuidado com a pele no inverno

Seja antes de come?ar aquela make POWER de festa ou s? antes de colocar o pijama e partir pra cama, o hidratante ? sempre o primeiro passo nos cuidados com a pele durante o inverno. Isso porque, os dias mais frios deixam a pele sem aquele brilho natural que a gente adora. "O clima seco do inverno, combinado com o frio, diminui a oleosidade natural da pele, deixando-a esbranqui?ada, sem vi?o e com efeito craquelado", explica a dermatologista.

A solu??o? Usar e abusar dos hidratantes faciais, at? mesmo nas peles oleosas. Mas al?m deles, a m?dica Renata Sampaio deixa um alerta: n?o esquecer dos l?bios! Para eles, a dica ? deixar um lip balm com agentes hidratantes na bolsa, para evitar que a boca comece a ressecar e cause fissuras. "Al?m disso, ? muito importante evitar umedecer os l?bios com a saliva, j? que ela piora o ressecamento", alerta a m?dica.

Dica b?nus: de nada vai adiantar hidratar a pele por fora e esquecer de cuidar do corpo por dentro, ok? "Nesse per?odo, ? comum as pessoas esquecerem de beber ?gua. Mas, ? preciso entender que a hidrata??o come?a de dentro para fora. Por isso, ? importante ingerir de 1,5 a 2L por dia", ressalta a dermatologista.

N?o esque?a da prote??o solar

Com os dias de clima mais frio do inverno, d? pra pular o protetor solar, certo? Errado! Mesmo quando o sol n?o aparece, os raios solares continuam chegando ? superf?cie terrestre, ent?o para manter a pele saud?vel e protegida, a dica ? usar o filtro logo depois do seu hidratante e reaplic?-lo cerca de 3 vezes ao dia.

3 trocas de produtos para fazer na make

Depois de preparar a pele com o seu hidrante e protetor solar preferidos, ? dada a largada para a make! Mas nada de continuar copiando a maquiagem usada durante o ver?o n?o, viu? Algumas troquinhas f?ceis v?o te ajudar a deixar a produ??o ainda mais bonita e com um ar saud?vel que ? #desejo.

1) BB Cream entra no lugar da base matte: se no ver?o ? a base com cobertura matte e bem sequinha que ganha nosso cora??o, no inverno o BB Cream - que une tamb?m a fun??o hidratante na f?rmula - ? quem vai ser o preferido para uniformizar a pele. Ele, al?m de sumir de vez com as marquinhas, vai espalhar mais f?cil no rosto e deixar uma sensa??o agrad?vel e vi?osa durante todo o dia.

2) Batom l?quido entra no lugar do matte: assim como na pele, os produtinhos matte tamb?m come?am a perder espa?o para os cremosos no inverno. Mas, se voc? faz parte do time de apaixonadas por l?bios sequinhos, o truque ? se jogar na vers?o matte l?quida, que vai espalhar mais f?cil e ajudar a hidratar a boca.

3) Iluminador e contorno cremosos entram no lugar dos em p?: j? na hora de finalizar a pele com um contorno a la Kardashian, a troca m?gica ? incluir alguns produtos cremosos - como o iluminador. Eles v?o deixar a pele com um vi?o extra que ? perfeito para essa ?poca mais fria.

3 tratamentos est?ticos para come?ar j?!

Quer uma boa not?cia para amar ainda mais o inverno? A esta??o ? perfeita para come?ar novos tratamentos est?ticos para a pele do rosto, como o peeling, o laser fracionado e as hidrata??es injet?veis. A dermatologista Renata Sampaio contou pra gente como cada um funciona:

- Peeling: "Os peelings ajudam a retardar o envelhecimento cut?neo e clarear manchas adquiridas no ver?o".

- Laser fracionado: "Os lasers estimulam a produ??o de col?geno novo, diminuindo a flacidez e a apar?ncia de rugas nos olhos e ao redor dos l?bios, por exemplo".

- Hidrata??es injet?veis: "O ?cido hialur?nico ? aplicado na derme, onde est?o localizadas as fibras el?sticas. O tratamento promove uma hidrata??o profunda, renovando o vi?o e a textura perdida com o tempo".

Reda??o: Marina Nardino


Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.