Cuidados necessários nos provadores de maquiagem: dicas para testar a make com segurança

Na hora de experimentar produtos de maquiagem em lojas de cosméticos é preciso tomar certos cuidados para evitar irritações e alergias
Na hora de experimentar produtos de maquiagem em lojas de cosméticos é preciso tomar certos cuidados para evitar irritações e alergias

O mundo das maquiagens é tão repleto de opções de cores e texturas, que na hora da compra sempre surgem dúvidas sobre qual produto levar. Ter a opção de provar a maquiagem é fundamental, para saber se na pele o resultado será o desejado. Mas alguns cuidados devem ser tomados na hora de utilizar os produtos expostos em lojas de cosméticos, como observar se há itens descartáveis para teste. Pode parecer chato imaginar isso, mas todo cuidado é pouco quando o assunto é a saúde da pele .

Maquiagem para olhos e boca requer maior cuidado no ato da prova

Alguns pequenos cuidados antes de testar o produto são fundamentais, como observar se há alguma alteração em sua consistência. "O ideal é prestar atenção no cheiro e no aspecto, como cor e textura, e evitar o contato com a pele caso seja observada alguma alteração ou odor desagradável", recomenda a dermatologista Carolina Stano, do Instituto da Pelle.

De acordo com Carolina, os batons e maquiagens para os olhos necessitam de maior cautela ao serem experimentados. "Os olhos são mais sensíveis que a pele quando se trata de alergias e irritações e podem sofrer com infecções bacterianas ou virais. Até doenças mais sérias, como herpes, podem ser transmitida através do compartilhamento do batom, se passado diretamente nos lábios", salienta.

Procurar saber há quanto tempo o produto está exposto também é uma saída, já que os itens ficam sujeitos aos vírus e bactérias, que são responsáveis por uma série de doenças. "As amostras costumam ficar muito tempo abertas e expostas, além de serem usadas constantemente por diversos clientes. O que pode facilitar o contágio de doenças", alerta a dermatologista.

Uso de instrumentos descartáveis é a solução para evitar contato direto dos produtos com a pele

Mesmo que a maquiagem apresente boas condições, o uso de instrumentos descartáveis é a melhor opção para aplicá-la na pele. "Muitas marcas já disponibilizam esta facilidade em suas lojas, e oferecem pincéis e esponjas exclusivas, para o consumidor experimentar", afirma Carolina. Levar os próprios intrumentos para experimentação também pode ser uma alternativa para evitar possíveis alergias e irritações.