Cutícula inflamada: como tratar? Veja 5 dicas para lidar com os machucados ao redor das unhas

Veja os cuidados para tratar a cutícula inflamada e saiba o que fazer depois da manicure (Foto: Instagram @brzeskadaniela)
Tirar 'bife' da unha é mais comum do que se imagina! Saiba o que fazer para diminuir a sensação de incômodo nos dedos (Foto: Instagram @danakatynails)
As cutículas inflamadas podem ser resolvidas com pomadas cicatrizantes (Foto: Instagram @katya_shina_)
Veja os cuidados para tratar a cutícula inflamada e saiba o que fazer depois da manicure (Foto: Instagram @brzeskadaniela)

Quem nunca fez um machucadinho ao redor das unhas ao remover aquela cutícula mais difícil que atire a primeira pedra, né? O incômodo da cutícula inflamada nas mãos pode durar looongos dias e, de quebra, deixar um visual nos dedos que não é exatamente o que mais valoriza a manicure (vamos combinar)... maaas, fique tranquila, o problema tem solução!

Com um pouquinho de paciência e algumas dicas, como fugir de curativos e apostar no uso de sabonetes antibacterianos, é possível facilitar o tratamento do local onde você tirou os temidos "bifes". Quer saber mais? Continue a lendo!

1- Não faça curativos na cutícula inflamada

O contato do machucado com qualquer objeto incomoda bastante, né? Pode ser que você caia na tentação de tapar o local inflamado com um curativo - mas isso está beeem longe de ajudar, viu? Ao abafar a região e deixá-la mais úmida na hora de lavar as mãos e tomar banho, o risco de piorar a inflamação e aumentar a proliferação de bactérias fica ainda maior! Melhor não, né?

2- Evite lavar louça e roupa por alguns dias

E por falar em contato, outra dica importante é que vale a pena evitar o uso de detergentes e outros produtos de limpeza até que o machucado cicatrize completamente. Esses tipos de produtos possuem ativos bem agressivos na composição e podem desencadear ardência e piora na inflamação nos cantinhos das unhas, deixando todo o processo ainda mais complicado. Nesse caso, a dica é apostar em luvas de borracha antes de iniciar as tarefas domésticas.

3- Evite o contato dos dedos com água muito quente

A água quente costuma ressecar as mãos e provocar ainda mais descamação e sensação seca na pele - o que em nada ajuda o processo de cicatrização, né? Além disso, a região sensível não consegue ficar muito tempo em contato com a água extremamente quente sem provocar incômodo, logo, é melhor deixar os banhos superquentes para outra hora!

4- Pomadas cicatrizantes e sabonetes antibacterianos podem ser boas saídas

Na hora de lavar as pontinhas dos dedos machucadas, lembre-se que o ideal é preferir sabonetes que afastem as bactérias para longe (os famosos antibacterianos) e, fora isso, o uso de pomadas cicatrizantes leves também está liberado. No entanto, se o problema piorar e esses pequenos cuidados não forem suficientes, é melhorar procurar a ajuda de um dermatologista o quanto antes!

5- Deixe para fazer as unhas novamente quando os dedos cicatrizarem

Pode ser que a tentação em fazer as unhas fale mais alto do que a dorzinha nos machucados, mas o recomendado é esperar até que a cutícula inflamada se cicatrize por completo até fazer as unhas de novo, ok? Além do mais, se esses cenários de inflamação e machucados ocorrem com frequência, é importante começar a considerar preferir a hidratação no lugar da cutilagem. Já pensou nessa ideia? Clique aqui e saiba mais sobre!

Redação: Raquel Carletto