Cutículas inflamadas? Confira dicas de dermatologista para evitar e tratar a pele

Confira dicas de dermatologista para evitar cut?culas inflamadas

Pontas dos dedos inchadas, vermelhid?o e pelinhas machucadas s?o realidades corriqueiras de quem n?o dispensa o h?bito de cutilar as unhas. Embora muitas mulheres tenham deixado de lado a pr?tica de usar o alicate - dando prefer?ncia ? hidrata??o e manuten??o - outras adoram o aspecto das cut?culas removidas e, por isso, muitas ainda sofrem com a inflama??o na ?rea, seja porque a manicure exagerou na retirada ou porque os utens?lios usados n?o estavam esterilizados. Isso acontece porque as cut?culas s?o protetoras do organismo, e de acordo com a dermatologista Fl?via Addor, um machucado que antes era simples, pode se tornar cr?nico, com uma infec??o causada por fungos ou bact?rias.

Cortes mais simples podem se transformar em inflama??es agudas

Quem j? teve a cut?cula inflamada sabe bem como a dor incomoda. Pode acontecer devido a um corte errado feito com o alicate ou a partir de ressecamento da pele que envolve a unha. "Dor, sensibilidade, edema e incha?o s?o os sintomas mais frequentes. A lavagem das m?os, como lavar lou?as e roupas com detergentes tamb?m agridem as cut?culas e facilitam a inflama??o, evoluindo, muitas vezes, para infec??es por fungos ou bact?rias", explicou a especialista.

A melhora de um machucado simples costuma acontecer em alguns dias, mas se a dor come?ar a ficar intensa e houver presen?a de pus, deve-se procurar um m?dico. "A? trata-se de uma infec??o mais s?ria. O ideal mesmo ? procurar um dermatologista para prescrever a medica??o certa e de acordo com o quadro", explicou a profissional.

Dermatologista alerta para evitar fazer curativo nas cut?cula inflamada

Quando voc? come?ar a sentir algumas pontadas e o dedo come?ar a inchar, o ideal ? manter as m?os limpas e secas para que o machucado n?o se transforme em infec??o. Na ?nsia de medicar o ferimento, muitas mulheres aplicam pomadas e cobrem com um curativo. Mas segundo a dermatologista, "abafar" o dedo n?o ? a melhor solu??o. "O curativo acaba ficando ?mido ap?s a primeira lavagem, o que facilita a prolifera??o microbiana. A coloniza??o dos fungos ou bact?rias leva ? piora da inflama??o, e a umidade facilita a prolifera??o", explicou Fl?via Addor. O uso de pomadas cicatrizantes ? liberado mas, se ap?s alguns dias n?o houver melhora, ? importante procurar um dermatologista.

Cut?cula inflamada tamb?m pode alterar sa?de das unhas

Se voc? costuma tirar as cut?culas com frequ?ncia e gosta de aparentar aquele aspecto "fundinho", ? bem prov?vel que as suas unhas estejam fracas. Isso porque as cut?culas servem como um protetor do organismo, deixando tamb?m as unhas mais fortes. Por isso, n?o s?o apenas as cut?culas que ficam desidratadas e ressecadas quando acontece uma inflama??o. "Quando o problema ? mais cr?nico, pode levar ? altera??es da cor, descolamento e altera??es no ritmo de crescimento com ondula??es", explicou Fl?via Addor. Nesses casos, a dica ? apostar na hidrata??o da ?rea e em bases com subst?ncias fortalecedoras, que v?o devolver os nutrientes que est?o em falta nas suas pontinhas dos dedos.

Confira dicas pr?ticas para evitar inflama??o das cut?culas

A orienta??o principal ? un?nime entre a maioria dos profissionais de dermatologia: evitar a remo??o excessiva de cut?culas. Se voc? j? ? acostumada a essa pr?tica, seja em casa ou no sal?o de beleza, mas pretende deixar o h?bito de lado, a dica ? come?ar a hidratar ao redor da unha para que as cut?culas cres?am menos ressecadas e mais finas, j? que algumas tendem a ficar grossas ap?s um longo tempo sendo cortadas com alicate.

Mas se voc? ? do time de mulheres que ainda prefere remover a pele, o ideal ? levar um "kit manicure" toda vez que for ao sal?o de beleza. Mas, aten??o! O kit n?o deve incluir apenas o seu alicate: vale levar tamb?m tesoura, esp?tulas, lixas e os seus esmaltes, j? que o risco de contrair alguma bact?ria ser? muito menor.

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.