Cutículas perfeitas: saiba como hidratar e mantê-las em dia sem alicate

Esfoliação e hidratação deixam as unhas mais bonitas e cutículas mais fininhas
Esfoliação e hidratação deixam as unhas mais bonitas e cutículas mais fininhas

Tirar ou não as cutículas é sempre um dilema entre as mulheres. O hábito de retirar a pele na base das unhas, no entanto, é apenas das brasileiras e uma prática que não é considerada saudável por todas as manicures - muitas garantem que cutícula tem função de proteger o dedo e deve permanecer no lugar. Por isso, o grande segredo para manter as unhas bonitas e com as cutículas quase invisíveis é a hidratação. Para a manicure Magali Felix de Sousa, para conseguir unhas bonitas basta empurrar a cutícula com uma espátula e fazer a esmaltação. Confira as dicas da especialista.

Mãos bonitas e saudáveis com as cutículas no lugar

As cutículas têm função de proteger os dedos da entrada das bactérias e fungos, preservando a saúde das unhas. Por isso, a retirada de toda a pele pode não ser a melhor ideia, já que pode causar infecções, micoses e até mesmo alterações no formato e na cor da unha.

Mas aquelas que não acham as pontinhas dos dedos tão bonitas quando as cutículas estão aparentes, no entanto, dedos, a manicure Magali Felix de Sousa dá a dica: "o ideal é retirar apenas o suficiente. Se retirarmos em excesso, a unha se torna foco de doenças e fica enfraquecida. Mas quem não tem quase nada de cutícula, o ideal é nem retirar".

Hidratar é a solução para garantir unhas sempre bonitas

A boa notícia é que com apenas algumas dicas bem fáceis pe possível conseguir unhas incríveis, mesmo sem remover as cutículas. O primeiro passo é investir sem medo na esfoliação:retire o esmalte e esfolie toda a região da cutícula. Esse processo pode ser feito com produtos específicos ou com receitas caseiras, como uma mistura de açúcar e mel. Enxágue bem para retirar o produto e aplique um creme hidratante em toda a mão. Coloque uma luva e deixe agir por cerca de 20 minutos. Retire todo o creme com água e empurre delicadamente a cutícula com um pauzinho de laranjeira. Depois é só aplicar o esmalte e hidratar as mãos durante o dia.

"A cutícula fica com aparência ressecada se você não usa um bom creme nas mãos. Hoje no mercado existem cremes específicos para as cutículas. Para manter as cutículas hidratadas, vale passar duas vezes ao dia um bom creme nas mãos e unhas", explicou a especialista.