A tendência ombré, ou degradê, que consiste num gradiente de dois tons de cor, conquistou o mundo da moda e da beleza nas últimas temporadas, e já foi vista em inúmeras varições - nos formatos, nas cores, no brilho - e continua a ser aposta máxima para incrementar o visual dos lábios. Para criar este efeito, além da indispensável habilidade na hora da aplicação, é preciso também saber quais tons combinar.
Mesma cor em tons semelhantes ou mais contrastantes?
O degradê nos lábios tem aparecido em dois extremos - com duas tonalidades bem próximas ou muito contrastantes. O degradê de tons próximos é usado principalmente como truque de contorno para esculpir o desenho da boca, conferindo ilusões de mais ou menos volume em áreas específicas. Nesta versão, é mais comum vermos clássicos como o vermelho escuro fundido com vinho ou o nude amarronzado com marrom mais escuro - duas combinações sofisticadas que favorecem a maioria dos tons de pele. Já a outra variante resulta em mais impacto: o degradê labial feito com duas tonalidades de cor contrastantes é aposta das mais ousadas na hora de se maquiar e pode ser combinado em todas as cores possíveis. Uma duplas que não falha, por exemplo, é o vermelho fundido com laranja, e até mesmo o preto pode ser usado para reproduzir este efeito quando combinado com qualquer cor.
Brincadeiras de luz ganham espaço com acabamentos metalizados
Uma alternativa para as variantes do degradê labial, ou duochrome, é o uso de um batom de tonalidade metalizada como segunda cor. Neste caso, a segunda cor aparece como um brilho de cor diferente, e é uma possibilidade mais discreta. As técnicas de aplicação são as mesmas, considerando a cor metalizada como a mais clara. A ideia de "brincar com a luz" também pode ser conquistada com o uso de gloss, resultando em um efeito ainda mais sutil.
Formas de aplicação diferentes criam ilusões distintas
Na hora de reproduzir o efeito ombré nos lábios, é muito importante levar em conta o seu formato. Para garantir uma ilusão de boca mais volumosa, é importante que a cor mais clara, ou mais vibrante, mais aberta, metalizada ou brilhosa, fique colocada no centro, escurecendo em direção às extremidades. De outro modo, a aplicação inversa transmite a ilusão ótica de lábios mais finos, que é uma excelente técnica para equilibrar tamanhos desiguais.