Delineado gatinho para cada tipo de pálpebra: descubra o traço ideal para o seu formato de olho

Confira o delineado gatinho ideal para o seu formato de olho (Foto: Instagram @tenipanosian)
Confira o delineado gatinho ideal para o seu formato de olho (Foto: Instagram @tenipanosian)

O delineado gatinho é aquela parte da make que algumas mulheres já fazem de olhos fechados, mas outras ainda tem um pouco de dificuldade. Se você faz parte do segundo grupo, provavelmente já pesquisou dicas e truques para acertar na hora de fazer o delineado. Mas a gente conta um segredo: existem traços que funcionam melhor em cada formato de olho.

Ou seja, não precisa mais duvidar da sua capacidade de manejar um delineador. Pode ser que você esteja apenas fazendo o traço errado para o seu formato de olho. Quer saber qual é o delineado gatinho ideal para cada tipo de pálpebra? Vem conferir e aprender de uma vez por todas a fazer o traço na make. 

1. Olhos arredondados: delineado fino e discreto

Se você tem olhos arredondados, pode caprichar no delineado tanto na parte de cima como na de baixo do olho, fazendo o traço bem próximo aos cílios. Apesar do delineado na parte inferior fechar um pouco os olhos, ele valoriza esse formato de pálpebra. A dica para o gatinho é não exagerar no traço - já que isso pode deixar os olhos ainda maiores - e optar por um gatinho mais fino e discreto.

2. Olhos amendoados: delineado fino na parte interna e grosso na externa

Os olhos amendoados são considerados um dos formatos mais fáceis de delinear, mas também é importante ficar atenta aos truques. O ideal é começar com uma linha bem fina na parte interna do olho e ir engrossando aos poucos. Se você tem esse tipo de olho, pode testar diferentes tamanhos e formatos de gatinho, já que não existe um único estilo ideal. 

3. Olhos encapsulados: delineado bem fino

As donas de olhos encapsulados - o formato típico dos olhos orientais, que têm as pálpebras escondidas - devem delinear apenas a parte de cima dos olhos, com um traço fino. O gatinho também deve ser feito bem fino, para não pesar o olhar. Para deixar o olhar mais aberto, o truque é caprichar na máscara de cílios e usar um lápis nude na linha d’água. 

4. Olhos fundos: delineado mais caprichado na asa

Quem tem olhos fundos precisa tomar cuidado para não pesar ainda mais o olhar. Por isso, o ideal é começar com um traço bem fino na parte interna do olho e ir engrossando aos poucos, tomando cuidado para não ultrapassar muito o limite da pálpebra. Para fazer o gatinho, siga a mesma linha dos cílios e não exagere no tamanho e na grossura do traço.

5. Olhos saltados

Já quem tem os olhos mais saltados geralmente quer deixar o olhar um pouco mais discreto na maquiagem. Para isso, a dica é fugir dos traços grossos, optando por um delineado gatinho mais fino e discreto. Além disso, a cor da sombra também pode influenciar no resultado: prefira as cores mais claras, que não aumentam os olhos como as sombras escuras. 

6. Olhos caídos

As mulheres que têm olhos caídos podem usar o delineado gatinho à vontade: ele é a solução para quem quer levantar o olhar. O truque para esse formato de pálpebra é fazer um traço bem próximo aos cílios e levantar um pouco o delineado quando chegar ao final do olho. Também é uma boa ideia evitar o delineado inferior.

Redação: Gabrielle Nunes