Delineado invisível: conheça a nova tendência de maquiagem que está bombando no Instagram

O detalhe com glitter no delineado deixa os olhos ainda mais valorizados no traço invisível (Foto: Instagram  @ilonawachocka_makijaze)
O detalhe com glitter no delineado deixa os olhos ainda mais valorizados no traço invisível (Foto: Instagram @ilonawachocka_makijaze)
Os olhos bem valorizados na maquiagem ficam ainda mais sexy com o "negative space liner" (Foto: Instagram @emilygilmourr)
Os olhos bem valorizados na maquiagem ficam ainda mais sexy com o "negative space liner"
(Foto: Instagram @emilygilmourr)
O traço bem afiado do delineador invisível deixa a maquiagem super caprichada e impecável para o look noite (Foto: Instagram  @makeupby_queen)
O traço bem afiado do delineador invisível deixa a maquiagem super caprichada e impecável para o look noite (Foto: Instagram @makeupby_queen)
O efeito do delineado invisível pode ser fatal ou bem sutil, tudo depende do que você prefere na sua produção. Saiba mais sobre essa tendência do Instagram! (Foto: Instagram  @makeupbyrenagrady)
O efeito do delineado invisível pode ser fatal ou bem sutil, tudo depende do que você prefere na sua produção. Saiba mais sobre essa tendência do Instagram! (Foto: Instagram @makeupbyrenagrady)
O toque sutil feito com a sombra e o delineador no traçado invisível bem fininho forma um look perfeito para qualquer ocasião (Foto: Instagram  @acrylicsbyselena)
O toque sutil feito com a sombra e o delineador no traçado invisível bem fininho forma um look perfeito para qualquer ocasião (Foto: Instagram @acrylicsbyselena)
O toque metalizado no invisible liner traz mais drama e brilho ao visual, ideal para quem quer ousar na produção (Foto: Instagram  @geenaming_x)
O toque metalizado no invisible liner traz mais drama e brilho ao visual, ideal para quem quer ousar na produção (Foto: Instagram @geenaming_x)
O traço clarinho pode ser feito com a ajuda do corretivo e de fita adesiva, mas é preciso ter cuidado para não borrar a sombra na maquiagem (Foto: Instagram  @zbeautyqueen15)
O traço clarinho pode ser feito com a ajuda do corretivo e de fita adesiva, mas é preciso ter cuidado para não borrar a sombra na maquiagem (Foto: Instagram @zbeautyqueen15)
Produções noturnas e glamurosas nos olhos ficam ainda mais destacadas com o traço não-delineado (Foto: Instagram  @keegan.makeup)
Produções noturnas e glamurosas nos olhos ficam ainda mais destacadas com o traço não-delineado (Foto: Instagram @keegan.makeup)
Que tal variar o look para aquela ocasião especial com o detalhe do delineado invisível nos olhos? Se jogue nessa tendência (Foto: Instagram  @xoxo_em.app)
Que tal variar o look para aquela ocasião especial com o detalhe do delineado invisível nos olhos? Se jogue nessa tendência (Foto: Instagram @xoxo_em.app)
O traço invisível afiado e impecável no delineado dos olhos é aposta certa para ficar com o visual da moda (Foto: Instagram  @__kissandmakeup)
O traço invisível afiado e impecável no delineado dos olhos é aposta certa para ficar com o visual da moda (Foto: Instagram @__kissandmakeup)

Quem anda atenta às novidades de maquigaem no Instagram provavelmente já notou um novo tipo de traço para definir os olhos: o delineado invisível! Conhecido como #negativespaceliner ou #invisibleliner nas terras gringas, o não-delineado é a técnica que deixa um espaço vazio entre a sombra e o o resto da maquiagem, criando um efeito bem glamuroso e diferente do comum nas produções caprichadas. Apesar de simples, a ideia permite algumas variações mais ousadas e outras mais simples - tem para todos os gostos! Saiba mais sobre essa tendência!

Traço invisível deixa a maquiagem divertida e pronta para qualquer ocasião

O formato original do invisible liner é feito só pela linha imaginária, deixando apenas a sombra e a máscara de cílios na produção dos olhos. O truque é simples e bem discreto, perfeito para produções leves do dia a dia, ou quando o batom já é o protagonista da maquiagem e o desejo é apenas realçar um pouco o olhar. Nesse estilo, a cor usada nos olhos vai apenas até onde começa o traço invisível, sem desenhar a parte rente aos cílios.

Mas, mesmo assim, é possível variar ainda mais o visual: uma outra maneira de aderir à técnica invisível na make é apostar no efeito por cima do delineado na versão gatinho bem marcado, por exemplo. Aqui dá até para brincar com as possibilidades e desenhar outra linha delineada com o glitter - com a ajuda de um pincel bem fininho - em cima do espaço clarinho. Isso deixa a sombra ainda mais destacada e impecável nas maquiagens mais elaboradas para uma festa ou ocasião especial.

Além dos dois estilos, outra possibilidade nessa técnica é a de desenhar os contornos do delineado invisível com a própria sombra, formando um traço mais clarinho e bem glamuroso entre eles. A ideia é criar a ilusão de um delineado transparente e, para isso, basta fazer o traço com sombra na pálpebra e também na linha inferior dos cílios, levando os dois até a altura do côncavo.

Fita adesiva e corretivo facilitam na hora de fazer o delineado invisível

E se você quiser reproduzir esse estilo queridinho do Instagram em casa, vale a pena anotar algumas dicas que podem facilitar o processo e deixar o acabamento perfeito. Para as mais inseguras, o truque da fita adesiva em cima do local que se deseja deixar invisível pode facilitar bastante a produção do delineado, mas muito cuidado na hora de retirar o adesivo para não borrar a make.

E, por fim, para deixar o não-delineado supermarcado e mais dramático, o segredo é reforçar a área limpa com um pouco de corretivo no tom da pele, para iluminar e clarear a área, dando mais ênfase ao traço invisível. Aqui, também vale o conselho para ter muita atenção ao passar o produto e não estragar o resto da maquiagem que já está prontinha no visual!