Delineado para olhos pequenos: veja diferentes traços e truques que valorizam o olhar na maquiagem

Aprenda a deixar os olhos pequenos mais evidentes com estas dicas de delineado! (Foto: Instagram @makeup_phenny)
Confira truques para fazer delineado nos olhos pequenos! (Foto: Pixelformula)
Arrendondar o traço e terminá-lo junto ao cantinho externo também é um bom truque de delineado para olhos pequenos (Foto: Instagram @sazanhendrix)
O delineado fino e com gatinho bem puxado ajuda a criar a impressão de olhos mais alongados (Foto: Pixelformula)
Aprenda a deixar os olhos pequenos mais evidentes com estas dicas de delineado! (Foto: Instagram @makeup_phenny)

O delineado é um daqueles detalhes que valorizam ainda mais qualquer maquiagem - principalmente quando surge um evento especial e você quer ficar um pouco mais arrumada. Mas, para as donas de olhos pequenos, uma dúvida muito comum é sobre como fazer o traço sem deixar a região parecendo ainda menor. Será que é preciso abrir mão do efeito na pálpebra ou dá para valorizar o olhar com ele? Confira as dicas!

Delineado fino é o ideal para quem tem olhos pequenos

A principal dica para não apagar o olhar na hora de fazer o delineado é esquecer os traços muito grossos. O que acontece é o seguinte: como os olhos já são pequenos, o contraste com com pigmento do produto cria a impressão de que eles são ainda menores e surte um efeito contrário na maquiagem - ou seja, em vez de valorizá-los, acaba tirando todo o seu destaque.

Sendo assim, para evitar esse erro, o truque é fazer uma linha fina e precisa com o delineador - começando o desenho do centro do olho e continuando em direção ao canto externo. Depois, vale apostar no "gatinho clássico" puxando um pouco o traço.

Quem tem as pálpebras gordinhas pode deixar o gatinho mais curto

Quem tem olhos pequenos muitas vezes também tem as pálpebras gordinhas - característica que pode atrapalhar na hora de fazer um delineado gatinho perfeito. O ideal nestes casos é deixar o traço bem rente à linha de cílios e evitar prolongá-lo muito: assim, ao abrir o olho, não ficará com aquele "rabinho" que parece não se conectar com o resto do delineado. Deixar a ponta mais arredondada, como explicado aqui, também é um bom truque para abrir o olhar de quem tem olhos pequenos ou caídos!

Iluminador nos cantinhos internos e lápis nude ou branco ajudam a criar a impressão de olhos maiores

Além de estar super em alta e valorizar a maquiagem, o iluminador também pode ajudar quem tem olhos pequenos. É simples: depois de fazer o delineado na pálpebra móvel, experimente aplicar um pouco do produto nos cantinhos internos, criando um ponto de luz que deixará o olhar mais aberto e realçado.

Outro truque é usar o lápis branco ou nude na linha d'água inferior para completar o contorno. Mas, se você é do tipo que não abre mão do produto na versão preta, o segredo para impedir que os olhos fiquem apagados sem deixar de lado seu estilo é usar o mais claro na linha d'água inferior e o escuro na parte externa da raiz dos cílios.