Delineador ou a sombra: qual produto aplicar primeiro?

Delineador e sombra funcionam muito bem juntos, mas qual deles é preciso aplicar primeiro? Aprenda os truques para conquistar olhos poderosos com essa dupla
Delineador e sombra funcionam muito bem juntos, mas qual deles é preciso aplicar primeiro? Aprenda os truques para conquistar olhos poderosos com essa dupla

Quem gosta de maquiagem não consegue viver sem um bom delineador para fazer aquele traço gatinho ou sem as sombras que geram um esfumado-curinga. Em algumas ocasiões os dois produtos podem ser usado juntos para um olhar super poderoso, mas qual deles deve ser passado primeiro e qual o efeito de cada variação? Acompanhe as dicas e descubra como ficar craque em usar ambos na mesma produção.

Passar o delineador antes da sombra deixa o look sutil

Quem adora o efeito puxadinho criado pelo delineador, mas acha o traço super marcado muito caricato, pode começar por ele e usar a sombra depois. Em pó ou gel, ela vai suavizar o desenho e deixá-lo mais apagadinho. O truque, porém, só funciona quando os dois produtos são da mesma cor: "não aconselho passar o delineador antes se as duas cores forem diferentes porque vai haver interferência, mas quando é um olho todo preto, por exemplo, o recurso pode ser usado", conta a maquiadora Mônica Passos.

Evidencie o delineador fazendo o traço depois da sombra

Se a intenção é uma make com destaque para o delineador, as sombras precisam ser aplicadas primeiro. Desta vez o cuidado para o desenho sair certinho precisar ser redobrado e a profissional dá a dica de como conseguir o delineado perfeito: "para que o traço fique bem vivo, aconselho fazer em duas camadas. Com o pincel bem rente aos cílios, passe o delineador a primeira vez e, quando for passar a segunda, capriche na precisão porque essa é que vai valer", ensina.

Para quem usa o lápis como delineador, a ordem de aplicação não faz tanta diferença

Sabe quando a sombra sozinha não traz aquele olhar poderoso? Isso indica que os olhos estão precisando de mais definição e essa questão pode ser resolvida com o lápis de olho. Aplicado rente aos cílios ele reforça o contorno deixando a maquiagem com aquele ar mais produzido. Faça o traço normalmente e depois esfume com pincel ou dedo antes de passar a sombra por cima - a opção é perfeita para conseguir um olhar caprichado nos dias de pressa, já que o delineado que vai ser esfumado não precisa estar certinho.

Para quem usa o lápis como um delineador por cima da sombra, valem as mesmas regras do item acima: por baixo da sombra o efeito causado vai ser sutil, e por cima o destaque vai para o traço.

Combine a cor da sombra com a do delineador

Usar dois produtos diferentes nos olhos exige habilidade na hora de administrar as cores e, segundo Mônica, a melhor alternativa está em apostar no tom sobre tom. "O delineador preto pode ser combinado com qualquer cor de sombra", garante a expert, que ainda diz que misturar duas cores diferentes entre sombra e delineador exige muita personalidade. "Agora está no ar aquela novela "Meu Pedacinho de Chão", em que a Bruna Linzmeyer usa um delineador rosa com sombra amarela", diz a maquiadora lembrando que a atmosfera lúdica da novela dá liberdade para isso e que na vida real esse tipo de visual se destina mais à ocasiões específicas, como ensaios fotográficos.