Derramei o esmalte, e agora? Saiba como tirar mancha do produto de pisos, madeira, paredes e mais

Aprenda a remover as manchas de esmalte causadas por acidentes
Aprenda a remover as manchas de esmalte causadas por acidentes

Quando o pincel ou o próprio vidrinho de esmalte escapa das mãos a gente até fecha os olhos para não ver. É bem provável que fique uma mancha, mas calma: existem formas de removê-la sem que o estrago seja total. Pode ser em madeira, pisos ou paredes: a gente te dá a solução para limpar tudo sem deixar rastros.

Pisos frios

Na maior parte das vezes que o esmalte escapa das mãos ele vai parar no chão e, para resolver o problema, existe um truque inusitado. A dica é jogar açúcar sobre o esmalte que caiu no chão e, depois que ele secar, tirar o pózinho que se formou com a ajuda de uma vassoura. Ainda vai ficar uma manchinha no local, mas aí é só finalizar com um pouco de removedor de esmaltes em algodão.

Madeira

Quem gosta de fazer as unhas sobre a mesa sabe o que é ver um pontinho de cor cair por cima da madeira. Por ser um material muito poroso, ela tem sérios riscos de ficar manchada se a pessoa tentar usar removedor de esmaltes. A dica é usar spray fixador de cabelo para conter a mancha e depois passar um pano seco por cima para retirar. Caso não saia tudo de uma vez, repita a ação mais vezes até sair.

Paredes

Sujar a parede com esmalte é mais difícil, mas quem tem criança em casa sabe que nada é impossível para esses pequenos. Quando isso acontece, a principal preocupação é não desbotar a tinta que está por baixo, então nada de removedores por enquanto. A receita é usar uma mistura de água morna com alvejante à base de oxigênio e esfregar delicadamente. Caso a mancha não saia, tente um removedor de esmaltes que não tenha acetona porque a substância também é conhecida por auxiliar na remoção de tinta.

Alumínio ou aço inoxidável

Nesse caso a tarefa é mais fácil e não inclui o medo de que o esmalte possa manchar a superfície. Tire o excesso com um pano ou papel e depois umedeça um pedaço de palha de aço com água e detergente. Use a palha para polir a marca que vai ficar no local e em poucos minutos o material vai estar igualzinho ao que era antes.