Já parou para pensar como a vida real pode ser bem diferente do que se vê nas redes sociais? É mais ou menos isso que o desafio de make #PicturePerfect - ou #Instaception - veio para reforçar!
E muita gente já entrou nessa tendência lá no Instagram, viu? Influencers gringos e até blogueiras brasileiras, como Mari Maria, compartilharam cliques para desconstruir a ideia da "foto perfeita".
Quer saber como essa história começou e entender por que ela virou febre? Continue lendo a matéria e confira algumas fotos na galeria!
A ideia do desafio #Instaception começou com maquiador australiano
O início do desafio de make foi há algumas semanas, no dia 19 de julho, quando o maquiador Dominic (@dom.skii ) postou a foto mostrando parte do seu rosto maquiado e emoldurado pelo layout do Instagram.
Na legenda da foto, Dom chamou a brincadeira de "picture perfect " e explicou que essa já era uma ideia antiga dele - foi aí que outros maquiadores começaram a se inspirar no conceito, a brincadeira de maquiagem viralizou e virou uma forma de arte crítica.
A hashtag #PicturePerfect se tornou uma forma de criticar a pressão em nome da perfeição nas redes
Depois que a maquiadora Abby Roberts e o blogueiro James Charles seguiram a proposta de Dominic e compartilharam suas versões do #instaception, o desafio ganhou ainda mais visibilidade.
Apaixonados por make no mundo todo entraram no desafio e usaram a maquiagem para denunciar o preconceito, falar sobre a pressão causada pela exposição nas redes sociais e deixar ainda mais claro o quanto as fotos são só uma pequena parte da realidade.
Makes artísticas fizeram sucesso no desafio da foto perfeita na hashtag #Instaception
O momento de crítica também foi perfeito para mostrar o quanto as makes artísticas estão cada vez mais aprimoradas! Basta entrar na hashtag no Instagram para ver algumas produções pra lá de impressionantes.
Na maioria delas, o que acontece é a make sendo usada de duas maneiras: uma, dentro da moldura do Instagram, mostrando o glamour na foto perfeita, e outra, do lado de fora, mostrando o quanto as coisas podem ser bem diferentes.
Gostou a ideia? Para aderir à tendência, é só criar a sua própria versão e postar a foto usando uma das duas hashtags. Aproveite!
Redação: Raquel Carletto