As mulheres sabem bem que criar a make perfeita pode não ser uma missão nada fácil. Além de escolher a melhor tonalidade para a ocasião e cor da pele, a técnica preferida e o ponto de destaque do rosto, a forma como as sombras esfumadas vão ganhar as pálpebras também podem fazer toda a diferença na produção final. Seja para disfarçar defeitinhos ou para valorizar ainda mais a beleza dos olhos, vale ficar de olho em algumas dicas para não errar na hora de esfumar a sombra.
Olhos muito próximos
As donas de olhos muito próximos podem apostar na iluminação a mais no canto interno, para criar a ilusão que eles são levemente mais separados. Vale dividir a produção da make em três etapas: primeiro aplique um tom mais clarinho em toda a pálpebra, concentrando-se na parte interna; em seguida escolha uma sombra em tom médio e a coloque do centro dos olhos em direção ao canto externo; finalize a maquiagem com a sombra mais escura esfumando apenas a parte mais externa dos olhos, estendendo um pouco para a área fora das pálpebras.
Olhos muito distantes
Para aquelas que exibem justamente o contrário do primeiro tipo de olhar, apostar na sombra intensificada no cantinho interno vai ajudar a equilibrar os olhos mais distantes. Comece o esfumado aplicando o tom mais suave em toda a pálpebra, e em seguida aplique a tonalidade média, trazendo do canto externo para o interno. Finalize o esfumado com a cor mais escura sendo aplicada próxima a linha dos cílios, sempre trabalhando de fora para dentro. Vale também marcar o côncavo com a sombra mais escura e destacar o canal lacrimal com o tom forte.
Pálpebras não definidas
As pálpebras que não têm muita definição, como as das orientais, também pode ficar ótimas quando recebem sombras esfumadas. Basta criar a ilusão de dimensão no olhar usando um degradê com os tons. Aplique o tom mais escuro em toda a pálpebra e em seguida use a cor média para suavizar a primeira, ultrapassando levemente a linha do côncavo. Com o tom mais clarinho, finalize o esfumado na parte superior dos olhos, na região próxima às sobrancelhas.
Pálpebras caídas
Para as pálpebras mais gordinhas, que podem acabar recaindo sobre os olhos, o mais importante é evitar a sombra escura em todo o olhar. Escolha um tom médio e aplique a partir do canto externo, cobrindo toda a pálpebra. Use a sombra para marcar também a linha dos cílios inferiores. Use uma sombra mais escura apenas do meio para a parte externa dos olhos, ultrapassando a linha do côncavo na parte superior dos olhos para criar profundidade ao olhar. Termine a make com um tom mais clarinho aplicado no canto interno e próximo às sobrancelhas.
Olhos fundos
Os olhos profundos podem deixar a sensação de que os ossos da testa são proeminentes. Por isso, se a intenção for equilibrar os traços do rosto, evite escurecer demais as pálpebras, para não causar a impressão de um olhar ainda mais fundo. O segredo é iluminar a área, aplicando um iluminador no canto interno, na área próxima às sobrancelhas e na extensão das pálpebras. Para a sombra que vai servir de base, vale escolher tons como pêssego ou bege metálico, que ajudam a realçar o olhar. O tom médio pode aparecer pouco acima do côncavo, até próximo às sobrancelhas. Já a cor mais fechada deve criar o contorno das pálpebras, aplicando-a a partir no canto externo e puxando levemente para cima. Finalize a make com a sombra marrom definindo a linha dos cílios inferiores.
Olhos proeminentes
As donas de olhos proeminentes têm a vantagem de ter uma pálpebra maior para brincar com o esfumado de sombras. Para equilibrar o rosto, vale aplicar uma sombra mais suave apenas na área próxima ao osso da testa, para destacá-lo. Em seguida, use um tom médio para ser a base da make de olhos, e use o tom escuro para marcar a linha dos cílios, superiores e inferiores. A sombra mais escura pode aparecer também misturada a partir do meio dos olhos, criando um degradê em direção a parte externa dos olhos. Como os olhos por si só já são destacados, uma dica é trabalhar apenas na área das pálpebras, sem ultrapassar a linha do côncavo.
Olhos posicionados para baixo
Os olhos caídos costumam ter o cantinho externo levemente posicionados para baixo. Então, se o objetivo é levantar o olhar, o "olho de gato" pode ser a solução perfeita. Aplique uma cor iluminadora em toda a pálpebra e pincele o tom médio a partir do centro em direção ao canto externo dos olhos. Use uma sombra mais escura apenas na parte de fora dos olhos, sempre puxando para cima. Finalize o olhar sensual com um delineado aplicado rente aos cílios e terminado com um puxadinho no estilo "gatinho" para levantar o olhar.
Olhos voltados para cima
Os olhos com os cantinhos voltados para cima também são grandes beneficiados dos esfumados. Para enfatizar a característica e valorizar o olhar, vale dividir a pálpebra superior ao meio e aplicar o tom mais clarinho na parte interna e o médio na externa, certificando-se de misturar as cores. Use a máscara de cílios no fios do canto externo para levantar ainda mais o olhar.