Descubra o iluminador ideal para peles negras

A pele negra é favorecida por iluminadores com partículas champagne ou douradas
A pele negra é favorecida por iluminadores com partículas champagne ou douradas

Cada tom de pele tem suas particularidades, e nem sempre a maquiagem que funciona para mulheres de pele branca fica bonita também nas negras. Com o iluminador não é diferente. O produto, que realça determinadas regiões do rosto, deve ser escolhido de maneira a harmonizar com a pele, criando um efeito suave de pontos luminosos. Para que o brilho fique com a aparência natural, opte por aqueles que combinam com sua pele, e para as negras as melhores opções são os produtos com partículas champagne ou douradas.

Invista em produtos que harmonizam com a pele

As negras podem apostar sem medo no iluminador champagne, pois a cor combina com todas as tonalidades de pele. Aqueles de fundo rosado são ideais para criar o efeito de brilho em harmonia com a pele, sem parecer artificial. Os produtos com partículas douradas também são indicados, e combinam com mulheres com a pele mais escura.

Já os iluminadores de fundo branco, com partículas de brilho prateado e perolado devem ser evitados. Estas cores ficam muito marcadas sobre a pele, e "estouram" sob a luz, criando um efeito esbranquiçado. O ideal é testar o produto na pele antes de adquiri-lo, mas, se não for possível, se guie por referências.

"Uma dica que eu dou é não abusar do iluminador, pois a pele negra já é iluminada naturalmente, e também é mais oleosa do que as claras, o que pode ser facilmente confundido", afirma a maquiadora Isa Costa. Para que o brilho do iluminador não se misture com a oleosidade, é fundamental preparar o rosto com base e pó para controlar o excesso de brilho, assim o produto será um aliado na hora de compor uma maquiagem bem feita.

Regiões iluminadas ganham destaque natural no rosto

Quem deseja começar a usar o iluminador, mas ainda não tem um produto específico, pode experimentar a técnica com sombras. Aquelas com mais brilho e pouco pigmento funcionam da mesma forma se forem aplicadas nas regiões corretas. "Iluminar o topo do nariz e escurecer as laterais é um otimo truque para afiná-lo. As maçãs do rosto também ficam lindas iluminadas", comenta Isa. Outras regiões que podem ser favorecidas pela luminosidade são abaixo das sobrancelhas, no canto interno dos olhos, o centro da testa, o "V" acima dos lábios e o queixo.

Não há uma textura de iluminador mais adequada para cada tipo de pele. O importante é saber o quanto de brilho cada produto deixa, para usá-lo na ocasião certa. "Alguns iluminadores são somente cintilantes, enquanto outros têm partículas de brilho. Para escolher, depende do tipo de efeito desejado, natural ou festa. Os iluminadores com muito brilho não ficam bem durante o dia, então separe-os para a noite", explica a maquiadora. Os iluminadores em pó solto ou compacto criam um efeito mais discreto, já aqueles com consistência líquida, pastosa ou em mousse deixam mais brilho.

Quem está começando a usar o iluminador deve dar preferência àqueles que são garantia de sucesso. Não comece com uma cor ousada, pois é comum pesar a mão e deixar um efeito forte demais. Com mais prática, é possível buscar outras cores para ver como elas funcionam.