Na hora de fazer a maquiagem, será que as escolhas de cores para o batom indicam os traços mais marcantes da nossa personalidade? Segundo uma teoria da Psicologia, chamada de Valência Ecológica, a resposta é sim: a preferência por determinados tons está relacionada a algumas experiências emocionais. Considerando a questão, a revista americana Harper's Bazaar preparou uma matéria indicando que informação cada cor de batom transmite. Confira!
Vermelho e tonalidade 'berry'
O clássico batom vermelho é um item indispensável na necessáire de qualquer mulher, e garante seu espaço até mesmo na coleção daquelas que preferem os mais claros e discretos. Já os batons da chamada tonalidade "berry", que variam entre os tons de vinho e uva, são escolhas certeiras para quem quer apostar em lábios mais marcados e sofisticados, principalmente nas temporadas de outono-inverno, período em que as cores escuras ganham mais destaque. Segundo a Harper's Bazaar, quem opta por um desses dois batons transmite auto-confiança e assertividade, além de demonstrar senso de estilo único e coragem para chamar atenção.
Coral e laranja
Tanto o batom laranja vibrante quanto o coral - que conta com um fundo mais rosado - são a cara do verão e escolhas ideais para quem quer apostar em uma make mais "fresh", com um toque mais divertido. Para a Harper's Bazaar, optar por um desses tons revela um lado mais experimental e preferência por releituras de clássicos com um pouco mais de capricho. Otimistas, as pessoas que gostam desse estilo de cor mais viva sempre vêem o copo "meio cheio".
Rosa pink e roxo
O batom pink é outro item queridinho nas coleções de batons, mas, diferente do vermelho, requer mais cuidados na hora de preparar a make para evitar uma produção muito pesada e infantil. O mesmo acontece com os roxos de fundo mais vibrante, opção ousada que, de uns tempos para cá, virou febre entre as aficcionadas por maquiagem. Escolher entre um dos dois, segundo a pesquisa da revista, indica uma personalidade ambiciosa e empática. Preferir opções seguras na hora de tomar decisões importantes também é uma das características de quem abusa desses tons para colorir os lábios.
Marrom
O batom queridinho dos anos 1990 está de volta e aparece como tendência marcante nas passarelas e na make de famosas em eventos badalados. Na versão opaca e mais retrô ou com um toque de gloss para produções com ares mais modernos, ele é uma boa opção para quem quer lábios mais marcados, mas sem recorrer às cores mais chamativas. Considerando a pesquisa que leva em consideração a teoria psicológica, quem gosta do tom é confiável e apresenta uma nostalgia romântica pelo passado, além de ter um lado poderoso que não tem medo de usar.
Nude
Com a maquiagem de aspecto mais natural em alta, o batom nude tem aparecido com frequência nas produções. Coringa, ele combina com todos os tons de pele - basta encontrar o tom ideal para conseguir o efeito "boca nada" satisfatório - e cai bem em diferentes ocasiões e estilos de make: das mais discretas àquelas que exibem olhos mais dramáticos. A preferência pela cor, segundo a teoria das cores, é das pessoas equilibradas, pacíficas e conselheiras. À primeira vista, as adeptas do nude podem exibir um jeito mais tímido, mas se mostram diferentes para os mais próximos.