Descubra qual o seu tipo de unha e os cuidados específicos que ela necessita

As unhas podem ser divididas em cinco categorias diferentes, de acordo com suas determinadas características, e cada uma delas exige cuidados específicos
As unhas podem ser divididas em cinco categorias diferentes, de acordo com suas determinadas características, e cada uma delas exige cuidados específicos

Assim como os cabelos, as unhas também mudam de pessoa para pessoa, e, por isso, são divididas em diferentes categorias. Existem cinco tipos em que elas podem se encaixar, de acordo com suas determinadas características: normais, ressecadas, frágeis e quebradiças, danificadas ou moles. Conheça o tipo de suas unhas para saber quais os cuidados específicos elas necessitam.

Unhas normais são naturalmente saudáveis


Quem possui unhas normais pode se considerar uma pessoa de sorte, afinal, esta categoria não exige nenhum tipo de cuidado especial e é muito saudável. O único problema que poderia estragar unhas normais seria o hábito de roê-las. Para abandonar este vício, é preciso comprometimento, mas é possível lançar mão de alguns truques práticos para facilitar o processo, tornando o dia a dia mais fácil.

Unhas secas e quebradiças necessitam de hidratação


Tanto as unhas secas quanto aquelas frágeis e quebradiças apresentam características similares, já que ambas necessitam de tratamentos de reposição de nutrientes e hidratação. Para combater as características que deixam o comprimento duro e inflexível, favorecendo a quebra, os óleos e hidratantes específicos para esta região são uma boa opção, e devem ser usados antes da esmaltação.

Unhas danificadas exigem cuidados médicos


Já as unhas danificadas encontram a origem de seus problemas em uma fonte mais profunda. Este tipo também racha e quebra com facilidade, o que faz com que o comprimento nunca consiga ficar muito longo, e pode estar relacionado a questões de saúde, como a falta de determinadas vitaminas. O ideal é procurar por um dermatologista, que saberá avaliar as causas e indicar o melhor tratamento.

Unhas moles sofrem com o excesso de água


Ao contrário das ressecadas e quebradiças, as unhas moles sofrem com o excesso de hidratação. Para combater este problema, que tem sua origem na água, é importante usar luva ao fazer atividades como lavar rouça ou roupa, não fazer a esmaltação logo após o banho, o que deixaria a umidade abafada, nem deixar dos dedos de molho para amolecer as cutículas durante a manicure.