Descubra se é possível recuperar um esmalte "grosso" misturando-o com acetona

N?o ? aconselhado usar acetona para recuperar a fluidez de um esmalte

Quem faz as unhas frequentemente, no sal?o ou em casa, certamente j? utilizou um esmalte mais grosso que tenha afetado a secagem ou comprometido a esmalta??o. Quando a cor ? umas das preferidas ou o esmalte ? de edi??o limitada, por exemplo, ? normal o desejo de salvar o vidrinho, ?s vezes recorrendo ? acetona ou ao ?leo de banana para que o l?quido recupere a sua fluidez inicial. Mas a cosmetologista Maria Ines Harris e a manicure Marlene Teixeira garantem que essa n?o ? a melhor op??o. Confira abaixo as dicas das profissionais.

Como evitar que o esmalte engrosse

Pode ser frustrante abrir um vidrinho para pintar as unhas e se deparar com um l?quido grosso e invi?vel de ser usado. O respons?vel pela fluidez do esmalte ? o solvente presente em sua f?rmula, e ? ele que fica comprometido quando o produto come?a a apresentar caracter?sticas de adensamento do l?quido. "O esmalte fica grosso porque parte do solvente evapora e come?a a secar e polimerizar", diz Maria Ines. A forma de evitar que isso aconte?a ? bem f?cil: basta apertar bem a tampa do frasco, evitando a sa?da do solvente. Por?m, com o uso frequente, ? inevit?vel que o esmalte acabe engrossando, j? que ser? aberto diversas vezes. "Qualquer produto, depois de aberto, tem um tempo de dura??o que n?o ? aquele descrito na validade. A validade s? vale para o produto fechado, lacrado. Depois que abre, se a rosca estiver suja por exemplo, n?o fecha direito e pode ressecar. Al?m disso, durante o tempo que fica aberto tamb?m vai perdendo solvente", explica a cosmetologista.

Para a esmalta??o ficar perfeita, a recomenda??o ? que o esmalte grosso seja descartado

Para salvar um esmalte grosso ? comum que manicures, ou quem fa?a as unhas em casa, adotem pr?ticas que deixam o esmalte mais "fino", como a adi??o de acetona ou outros produtos. "Antigamente a gente colocava ?leo de banana, mas isso deixava o esmalte fosco. Hoje em dia, tem gente que coloca esmalte incolor ou extra brilho", diz a manicure. No entanto, nenhuma dessas pr?ticas devem ser utilizadas: o esmalte incolor ou extra brilho raramente apresentam resultados, podendo deixar a esmalta??o "amassada", e a acetona pode afetar as unhas, causando o ressecamento.

Caso o esmalte engrosse, o correto ? descart?-lo, j? que a sua durabilidade e fixa??o podem ser afetadas. "Hoje em dia ? dif?cil achar acetona, o mais comum ? removedor e, se colocar isso no vidrinho, o esmalte fica falhado. E o esmalte grosso demora mais a secar, as vezes nem seca, n?o fixa na unha", diz Marlene.

A manicure ainda argumentou que a qualidade dos esmaltes melhorou muito, e hoje em dia eles demoram mais a engrossar. Por isso, ela acredita que tentar salvar um determinado vidrinho n?o vale a pena, j? que quando a fluidez do esmalte est? afetada, isso provavelmente significa que ele realmente j? passou da validade.

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.