Descubra se é preciso esperar o esmalte secar completamente antes de retirar o adesivo das unhas ao fazer nail art

 Tirar o adesivo ou durex da unha ao fazer nail art com o esmalte ainda molhado ou é preciso espera secar ? Descubra!
Tirar o adesivo ou durex da unha ao fazer nail art com o esmalte ainda molhado ou é preciso espera secar ? Descubra!

Para quem não tem muita habilidade em fazer desenhos para nail art somente com o pincel, os adesivos podem ser um ótimo recurso para facilitar o processo. Ao colar o pequeno acessório sobre apenas uma parte da unha, fica muito mais fácil pintar o restante com um esmalte diferente, fazendo com que a área que ainda está coberta forme a decoração, já que permancerá com a cor original.

Mulheres mais habilidosas podem retirar adesivo após pouco tempo de secagem do esmalte


Antes de começar a fazer a decoração usando fitas adesivas, tenha noção de quanto tempo o esmalte demora para secar. "A primeira camada seca em cerca de quinze minutos. Já uma aplicação com duas ou três camadas leva até uma hora de secagem", explica a manicure Camila Santana. Com esta estimativa, é possível saber o tempo adequado para não causar nenhum borrão que estrague todo o trabalho da nail art.

"Não é preciso esperar que o esmalte seque por completo para retirar o adesivo, até porque é melhor aplicar o extrabrilho sobre o esmalte ainda amolecido", afirma Camila, profissional do nail bar Clube Esmalteria. Ela sugere dar um intervalo entre dez e quinze minutos antes de remover o acessório, além, é claro, de ter muito cuidado para não encostar o dedo no esmalte úmido e acabar por borrá-lo.

Secagem completa do esmalte é indicada para evitar borrões para as iniciantes


No entanto, também há quem dê preferência a esperar pelo tempo de secagem completo, cerca de uma hora, antes de retirar o adesivo. "A fita adesiva deve ser retirada somente quando o esmalte estiver seco, porque, se ele ainda estiver úmido, é muito mais provável danificar todo o trabalho da nail art", garante a manicure Adriana Rodrigues Conrado, profissional do Studio Márcia Ozorio.

Ou seja, não há um momento certo ou errado para remover o adesivo. Cada pessoa deve fazer o processo de esmaltação da forma que se sentir mais confortável, tendo apenas o cuidado de não borrar as cores. Quem se sentir confiante e preferir aplicar o topcoat sobre a camada ainda úmida pode retirar o acessório após cerca de quinze minutos. Já quem desejar ter mais segurança deve esperar a secagem completa.