Devo mudar minha maquiagem dependendo da luz do ambiente? Descubra!

Para um evento durante o dia e com muito sol, a dica é apostar em bases do tom exato da sua pele e aplicar apenas um camada de pó translúcido para o rosto não ficar esbranquiçado (Foto: Instagram @thepatriciabright)
Leia a matéria e aprenda como usar base, corretivo, sombras e batons de acordo com a luz do ambiente! (Foto: Instagram @nessasunshine_)
Se você pretende tirar fotos com flash à noite, a maquiagem pode ser feita com uma base mais escura do que o tom da sua pele para não sair com o rosto branco na foto (Foto: Instagram @eman)
Para um evento durante o dia e com muito sol, a dica é apostar em bases do tom exato da sua pele e aplicar apenas um camada de pó translúcido para o rosto não ficar esbranquiçado (Foto: Instagram @thepatriciabright)

Você já parou para pensar que a maquiagem pode ficar diferente dependendo da luz do ambiente? Quem nunca ficou - ou pelo menos viu alguém - sair com o rosto branco na foto da balada com flash? Ou já esteve em um evento durante o dia e percebeu que a base ficou um pouco escura na pele? Esses mini desastres de make acontecem por um motivo: a luz do ambiente e do flash das câmeras pode interferir em como você enxerga a maquiagem, tanto "ao vivo" quanto em fotos. Para te dar um #help, o Tudo Sobre Make preparou algumas dicas para você fazer a make perfeita de acordo com as situações!

Evento de dia em ambiente aberto: evite muitas camadas de pó translúcido

Numa maquiagem para o dia em local aberto, duas coisas podem acontecer: a sua base pode alaranjar ou ficar mais escura do que o tom da sua pele, ou o seu rosto pode sair muito claro nas fotos. O que acontece é o seguinte: a base pode oxidar por causa da reação química do ar com o produto. Se o sol estiver forte, a luz solar também pode dar impressão de uma pele alaranjada. Já em relação ao rosto claro, acontece quando há um exagero no pó translúcido ou no pó mais claro do que o tom de sua pele, que reflete a luz do flash.

Como se maquiar: aposte em bases que sejam exatamente do mesmo tom que a sua pele e para dar um toque bronzeado, vá no contorno com pó bronzeador. No caso da make que estoura na foto, o ideal é aplicar uma camada leve de pó compacto e espalhar bem, para que o produto não se concentre em apenas uma área do rosto.

Evento à noite e muitas fotos com flash: vá na base mais escura

Para aquela balada ou festa à noite que você SABE que vão rolar muitas fotos com flash, há riscos de seu rosto sair branco! Se você já passou por isso, saiba que esse efeito pode acontecer ou porque você usou uma base mais clara do que o seu tom de pele ou exagerou no corretivo ao redor dos olhos - o que pode ser bom para o dia mas um verdadeiro drama at night!

Como se maquiar: aposte em bases com um tom ligeiramente - atenção, ligeiramente mesmo! - mais escuro do que a cor do seu rosto, mas que combine com o tom dos seus ombros, que costumam ser mais bronzeados. Vá com calma no corretivo ao redor dos olhos. A dica é cobrir olheiras ou manchinhas com um tom exato da cor da sua pele. Ah, uma boa dica é caprichar no iluminador nas maçãs do rosto para dar um glow à make.

Se você vai pra um lugar com luz negra: escolha o efeito pretendido

It's real: ainda existem, sim, festas com luz negra! Festas à fantasia, alguns bares e temáticas com vibes de anos 80 costumam ter essa luz como decoração, e a maquiagem também pode ficar um pouquinho diferente. Se você quer um efeito que brilhe, pode se jogar em sombras e batons de cores vivas e acesas, como os rosados de fundo azulado e sombras metalizadas e cintilantes. Agora, se a sua intenção é uma make "comum", vá nas sombras e nos batons matte, além de escolher blush e iluminadores que não tenham pigmentos prateados para não estourarem na luz.

Redação: Beatriz Doblas