Top 10 dicas para aplicar qualquer cor de batom com perfeição

Siga os 10 mandamentos para a aplicação perfeita de qualquer batom
Siga os 10 mandamentos para a aplicação perfeita de qualquer batom

Para as mulheres mais vaidosas, não importa se as passarelas de moda apontam como tendência sombras coloridas ou delineados gráficos: o batom nunca sai de moda e permanece como item queridinho da nécessaire. Mas para aquelas que não querem correr o risco de errar na aplicação, vale ficar de olho em algumas dicas simples e eficazes para garantir lábios lindos, hidratados e com acabamento perfeito. Confira os dez mandamentos do batom:

1 - Não abra mão da esfoliação

Nada adianta escolher um batom incrível se os lábios estão ressecados ou com rachaduras. Antes de iniciar a make, é importante fazer uma esfoliação labial - que pode ser feita com ajuda de óleo e açúcar - para remover a pele morta e deixar a boca lisinha novamente, pronta para receber o batom de maneira uniforme. Após o procedimento, use um balm ou hidratante labial para manter a hidratação da área.

2 - Saiba que o brilho tem o seu momento

As mulheres sabem que brilho pode parecer irresistível em algumas ocasiões, mas nem sempre essa será a melhor escolha. Exagerar na textura glossy ou no acabamento cintilante pode deixar a produção infantilizada e comprometer o glamour de certas makes. Nesses casos, os batons com acabamento mais cremoso e suave são seus melhores amigos.

3 - Observe o tom natural dos lábios

Além de observar a tonalidade da pele na hora de escolher o batom do dia, é importante ficar atenta ao tom natural dos lábios, para criar uma combinação harmoniosa. Mulheres com lábios avermelhados, por exemplo, costumam ficar bem com batons rosa vibrante ou laranja; enquanto bocas naturalmente pálidas podem optar por tons como cereja ou coral.

4 - Saiba como escolher o batom nude

Apesar do batom nude ter a ideia de deixar os lábios discretos, apostar em uma tonalidade igual a da pele pode deixar o visual com aspecto pálido. Vale escolher um tom levemente mais brilhante ou rosado para dar um toque mais saudável à produção, sem perder o ar sutil e elegante do batom nude.

5 - Use os tons mais escuros com sabedoria

Para as mulheres mais ousadas, batons escuros, como o preto ou o roxo podem ser a inspiração perfeita. Porém, se a intenção não for causar na produção, vale apostar em tonalidades mais abertas para criar um visual mais elegante e suave para os lábios. Já aquelas que querem um estilo mais dramático podem completar o look com um blush marcando as maçãs do rosto, para remover o aspecto mais pálido da produção.

6 - Aposte no contorno com a mesma tonalidade dos lábios

Para aumentar os lábios ou criar simetria nada melhor do que contar com a ajuda de lápis específicos. Mas para não precisar manter um arsenal de produtos na mesma tonalidade de cada batom, vale apostar em uma cor coringa: a mesma dos lábios. A dica é criar o contorno antes de aplicar batom e em seguida cobrir toda a área com a tonalidade escolhida.

7 - Suavize as bordas

Na hora de criar o contorno dos lábios, é preciso atenção extra para uma aplicação cuidadosa. Porém, criar linhas perfeitas vai retirar o aspecto mais natural da maquiagem. Vale suavizar cuidadosamente o contorno com a ajuda de um pincel ou pontinha dos dedos, para remover a definição das bordinhas dos lábios.

8 - Comece aplicando o batom no centro dos lábios

O momento de aplicar o batom nos lábios também pode ser crucial para o sucesso da maquiagem. Ao usar qualquer tonalidade, a dica é iniciar a aplicação pelo centro da boca e puxar o produto para os cantinhos criando um leve degradê, o que vai evitar lábios marcados demais com aspecto artificial.

9 - Cuidado com o exagero

Os batons com cores vibrantes, como o vermelho ou o rosa, já ganharam o papel de queridinho, mas podem reservar alguns probleminhas para as mulheres na hora da aplicação. Para evitar que o efeito final do batom vibrante fique muito exagerado, vale aplicá-lo apenas nos lábios inferiores e pressioná-los para colorir também os superiores.

10 - Não esqueça de retirar o excesso de batom

A finalização do batom também é etapa indispensável na maquiagem. Para garantir que o produto dure por muito mais tempo, é importante remover o excesso pressionando um lenço de papel entre os lábios. A dica evita também que o produtinho suje os dentes.