Dia do batom: Juliana Rakoza desvenda as 5 maiores dificuldades na hora de aplicar o produto nos lábios

No Dia do Batom, a Juliana Rakoza, maquiadora expert de Maybelline NY, esclareceu as 5 maiores dificuldades na hora de aplicar o item! (Foto: Maybelline NY)
O Dia do Batom é comemorado em 29 de julho e, por isso, reunimos as 5 maiores dificuldades com o item para você não errar mais!  (Foto: Instagram @eleebs)
No Dia do Batom, confira dicas de como não errar na aplicação, como remover borradinhos e como acertar de vez no contorno labial! (Foto: Maybelline NY)
No Dia do Batom, a Juliana Rakoza, maquiadora expert de Maybelline NY, esclareceu as 5 maiores dificuldades na hora de aplicar o item! (Foto: Maybelline NY)

Se grande parte das mulheres não sai de casa sem batom, nada mais justo do que ter um dia inteirinho só pra ele: a 29 de julho, comemora-se o "Dia do Batom" nos Estados Unidos, mas por aqui, a gente também resolveu comemorar a data desvendando de uma vez por todas algumas dificuldades que rolam na hora de usar o item. Quem deu as dicas foi nada menos do que uma expert no assunto, a Juliana Rakoza, maquiadora oficial de Maybelline NY. Ju esclareceu 5 truques para você não errar mais - não importa o tipo e textura do batom - e sair linda por aí! Confira!

1 - Quando a boca é assimétrica e os lábios são um pouco diferentes

Se você é do time que tem dificuldade em acertar a simetria da boca quando passa o batom, especialmente o matte, fique tranquila: isso é perfeitamente normal, já que os lábios quase nunca são 100% iguais. "Um lado é mais caído que o outro ou o contorno é um pouco desproporcional. Diferenças que são imperceptíveis a olho nu, mas quando aplicamos o batom fica mais evidente", explicou Ju Rakoza. O truque, então, é nunca aplicar o batom sem definir a boca antes. "Faça o contorno com um lápis labial antes para marcar o espaço onde deve ser aplicado o batom", explicou Ju.

Dica extra: Quando o lábio é torto ou diferente em cima e embaixo, é legal também aplicar um pouquinho de base em volta para apagar o contorno original e refazê-lo com o próprio batom. Já na hora do contorno, o ideal é começar pelo arco do cupido e no centro da parte de baixo do lábio. Depois, vá para as extremidades e volte, encontrando o centro.

2 - Quando o batom acumula nos cantinhos da boca

Quando o batom acumula nos cantinhos da boca, você pode ter aplicado produto demais. Isso acontece principalmente com os batons cremosos, que têm uma textura mais suave do que os batons matte, por exemplo. A dica de Ju para não errar mais é aplicar com um pincel para não exagerar na quantidade. "Depois de fazer o contorno com um lápis, minha dica para aplicar o batom cremoso é fazê-lo com um pincel. Como a textura dele é mais fluida, você pode borrar com facilidade se aplica direto com o batom. Com o pincel você consegue fazer várias camadas até chegar na intensidade de cor desejada", explicou a expert.

3 - Quando o batom fica manchado ou nunca fica com a cor tão intensa

Isso pode acontecer com os batons cremosos ou metalizados que, aliás, são uma das tendências do momento, mas para não errar mais e conseguir uma cor bem uniforme, Ju Rakoza explica: "O truque é aplicar várias camadas para intensificar a cor e o brilho. Mas se você quer ainda mais cor, aplique um top coat de efeito vinílico com cintilância por cima para realçar o brilho", ensinou.

4 - Quando o batom matte fica borrado

A gente sabe que o batom matte fixa por mais tempo nos lábios, mas sabemos também que se escorregar a mão e aplicar produto fora do contorno da boca, ele é mais difícil de ser removido. Aqui, a dica da Ju é usar uma base ou um corretivo da cor da sua pele para "apagar" os borradinhos sem comprometer o visual. Pegue um pouco de produto com um pincel fino, como o chanfrado, por exemplo, e corrija em um único movimento, ao invés de vai e vem. Ah, não esqueça de deixar a mão bem leve para não manchar a preparação de pele.

5 - Quando o top coat labial deixa a cor de baixo manchada

A moda do efeito laqueado nos lábios está com tudo e quem já entrou na tendência sabe que um top coat transparente pode transformar qualquer batom! E para evitar que a cor fique manchada na hora da aplicação, a dica de Ju é nunca aplicar diretamente por cima. "Aplique com um pincel bem delicadamente para não tirar o produto que estava embaixo e pronto! Você tem o seu próprio batom vinílico", esclareceu a maquiadora.

Redação: Beatriz Doblas