Dica de maquiagem: um batom, cinco maneiras de usar

O batom de sua cor preferida pode ser usado de várias maneiras
O batom de sua cor preferida pode ser usado de várias maneiras

O batom é item indispensável na maquiagem. Do discreto nude ao clássico vermelho, toda mulher tem pelo menos um na nécessaire. Mas nem sempre o produto é aproveitado de todas as formas possíveis, sendo usado apenas para colorir os lábios. Mas, com criatividade e apenas um batom cremoso, é possível aplicar diferentes técnicas para ter resultados variados, para o dia ou a noite. Aprenda cinco maneiras de usar seu batom preferido.

Lipstain é opção para quem deseja cor suave


Para usar um batom de cor vibrante sem chamar muita atenção, vale apostar no truque para suavizar o tom nos lábios, deixando-os apenas "manchados". Gentilmente, esfregue a ponta do dedo anelar no batom e dê batidinhas delicadas com ele nos lábios. Para espalhar, use o dedo médio, que está limpo. Essa aplicação vai deixar uma cor bem suave e delicada nos lábios, ideal para ser usada durante o dia, ou para noite, se os olhos já estiverem com uma maquiagem dramática. Os lábios ficam com a textura natural e uma cor discreta.

Em substituição ao blush, batom pode dar cor às maçãs do rosto


O batom também pode ser usado como blush cremoso. Passe um pouco no dorso da mão e misture com o dedo anelar. Aplique o produto no centro das bochechas e espalhe com o dedo médio limpo. Uma dica para um bom acabamento é não passar pó na pele antes de usar produtos cremosos nas maçãs do rosto. Vá construindo a cor aos poucos, até chegar ao tom ideal. Combinar a mesma cor no blush e no batom é chique e deixa o rosto harmônico.

Forma tradicional de colorir os lábios não pode ser esquecida


Com o auxílio de um pincel, pinte os lábios de maneira uniforme, seguindo o contorno natural e preenchendo todas as linhas finas. Quanto mais completa estiver a primeira camada, mais tempo a cor irá durar. Em seguida, delineie os lábios com um lápis labial. Para a segunda camada de batom, é possível usar o mesmo pincel ou a ponta dos dedos. Nos retoques qfora de casa, dê pequenas batidas com o batom nos lábios, sem deslizar.

Pó compacto garante efeito matificante ao batom cremoso


Atualmente o efeito matte é o queridinho da maquiagem. Mas, se este não é o acabamento original da cor favorita do batom, é possível garantir a mesma textura com um truque rápido e simples. Depois de passar o batom da maneira tradicional, limpe o excesso com um lenço de papel. Cubra os lábios com o lenço e, com um pincel, aplique pó compacto sobre ele. O pó vai matificar e dar um efeito avelulado aos batons cremosos.

Gloss garante brilho extra aos lábios


Já o gloss, que esteve esquecido por algum tempo, tem ganhado cada vez mais espaço em desfiles de moda e surge como tendência para a próxima temporada primavera-verão. Para dar mais brilho aos lábios, aplique uma camada de gloss sobre o batom cremoso. É possível optar por uma versão de cor parecida à do batom ou por uma incolor. Espalhe o gloss com um pincel para um efeito e textura diferentes do batom original.