Dica de unha: saiba como limpar e guardar cada objeto de manicure

Saiba como guardar e limpar seus objetos de manicure em casa
Os alicates e tesouras devem ser esterilizados e guardados separadamente
Os palitinhos de unha de madeira devem ser descartados logo após a utilização, enquanto os de metal precisam ser esterilizados
Para manter os esmaltes sempre intactos, é importante fechar bem os vidrinhos e guardá-los em local fresco e arejado
Saiba como guardar e limpar seus objetos de manicure em casa

Escolher fazer as unhas em casa não significa que está completamente livre dos riscos de higiene que os salões de beleza podem oferecer. Os kits de manicure precisam de um cuidado todo especial na hora da limpeza e armazenamento dos objetos, garantindo que as bacterias não se proliferem e infeccionem as pontinhas dos dedos. Para não errar, o Tudo Sobre Make separou a melhor forma de limpas e guardar cada item de manicure em casa.

Alicates e tesourinhas precisam ser esterelizados

Os objetos de metal, como os alicates e tesourinhas de unha, podem acumular microorganismos. Por isso, é indispensável uma limpeza bem completa nesses itens, mesmo que você seja a única a usar o utensílio. Enquanto nos salões de beleza são usadas os autoclaves, em casa é possível adaptar a esterilização lavando os objetos com água corrente e sabão. Em seguida passe álcool 70 nos utensílios e colocar em água fervente. Para guardar, é importante lembrar de secar completamente e cobrir as pontas com um estojo próprio, garantindo que não percam seu poder de corte.

Lixas precisam ser guardadas separadas do restante dos itens

Assim como os demais utensílios de unha, as lixas não devem ser emprestadas e têm um prazo de validade. Por isso, vale ficar de olho no aspecto do objeto antes de guardá-lo. Para proteger por mais tempo, uma dica é envolver as lixas, sejam as pequenas ou aquelas de pé, com um plástico, para que o atrito com outros objetos do kit de manicure não diminua a aspereza do item.

Palitinhos também devem ser esterilizados

Se para limpar os cantinhos borrados das unhas a escolha forem os palitinhos de madeira, o ideal é que o objeto seja descartado logo após o uso. O material é difícil de secar e pode ajudar na proliferação de bacterias. Já se a ideia for usar um palito de metal, vale esterilizar junto com os alicates e tesouras e guardar também cobertos.

Fechar o esmalte perfeitamente é indispensável

Na hora de fechar os potinhos de esmaltes, vale passar um algodão embebido em vaselina ou removedor de esmaltes nas bordinhas, evitando que o produto acumule e endureça na região. Já para guardar, os vidrinhos devem ser posicionados em pé e colocados em ambientes frescos, arejados e longe da exposição solar.

Toalhas descartáveis são as mais indicadas

As toalhas usadas para limpar as mãos durante a manicure podem acumular resíduos de esmaltes ou restos de pele, que facilitam a proliferação de bacterias. Apostar nos materiais descartáveis é o mais indicado para manter as pontinhas dos dedos longe de riscos.