Dica para as unhas: entenda por que cuidado, preparo e finalização são tão importantes quanto a esmaltação

Manter alguns cuidados na preparação e finalização das unhas vai ajudar a garantir mãos sempre bonitas e saudáveis
Manter alguns cuidados na preparação e finalização das unhas vai ajudar a garantir mãos sempre bonitas e saudáveis

Escolher o esmalte da semana é sempre um momento de muita animação para as mulheres mais vaidosas, mas além de investir nas cores tendência ou em nail arts incríveis, manter alguns cuidados antes e depois da esmaltação é vital para a saúde das unhas. As idas constantes à manicure precisam contar também com uma atenção extra com a prevenção, garantindo pontinhas dos dedos sempre fortes, saudáveis, hidratadas e prontas para receber o esmalte da vez. "Quando as unhas ainda não estão pintadas fica mais fácil observar se elas estão com uma aparência saudável. Este é o momento mais importante de limpá-las e de cortá-las, diminuindo as possíveis alterações na unha, seja por fungo ou por traumatismos", afirmou a especialista Gabriella Albuquerque.

Alguns produtinhos que já são grandes conhecidos das mulheres, como a base e a cobertura intensificadora da cor, podem ser verdadeiros aliados na luta contra os vilões das unhas perfeitas. Confira sua importância para a esmaltação:

Hidratação é melhor maneira de conquistar unhas bonitas

Se para a pele o público feminino não dispensa produtos hidratantes que ajudem a mantê-la sempre macia e com um brilho impecável, o cuidado com as unhas não deve ser diferente. Seja por tarefas diárias, como manusear produtos de limpeza, ou pela idade que começa a avançar, é comum que as pontinhas dos dedos ganhem uma aparência mais ressecada, por isso contar com produtos que penetrem nas unhas e atuem reconstituindo os nutrientes necessários vai ajudá-las a crescerem sempre bonitas e saudáveis. "Antes de aplicar o esmalte, é importante que as mulheres utilizem um creme de hidratação nas unhas, especialmente após a utilização de um removedor, que tende a ressecar bastante as unhas. Unhas ressecadas ficam com uma aparência menos brilhosa, se tornam mais quebradiças e manifestam pontos brancos ao longo da unha", ensinou a dermatologista Gabriella Albuquerque.

Base nutritiva é segredo de unhas saudáveis

As bases já costumam fazer parte da esmaltação feminina, mas além de preparar as unhas e ajudar a manter a cor por mais tempo, o produtinho é um grande aliado na hora de melhorar a saúde das mãos. "Dependendo de sua composição, a base pode ser nutritiva ou hidratante. Sua principal função é promover proteção, a base recobre a unha e a mantém integra e protegida contra agentes sensibilizantes. O produto pode conter ainda formaldeído, substância com propriedade selante capaz de enrijecer a unha", explicou a dermatologista Renata Roxo, diretora da clínica Dermagrupo. O cosmético tem a ceramidas como base, além de conter estimulantes e substâncias com ações fortalecedoras ou de nivelamento, que prometem combater a fraqueza, o aspecto quebradiço e ondulações aparentes nas pontinhas dos dedos.

Finalização também é indispensável

Após cuidar das unhas e prepará-las para receber os esmaltes mais incríveis, é preciso finalizar a esmaltação com chave de ouro. Nesse momento, a cobertura intensificadora de cor pode surgir como a solução para manter as unhas sempre lindas mesmo depois de alguns dias, deixando as pontinhas dos dedos com a aparência de que acabaram de ser coloridas. Além de reavivar a cor após alguns dias da ida à manicure, a cobertura pode ser aplicada logo que a esmaltação for finalizada, dando início a uma ação multifacetada: "O top coat também acelera a secagem do esmalte, dá brilho, ajuda a fixar a cor e evita as temidas 'bolinhas' no esmalte", explicou a dermatologista Jomara Estefaneli, do Instituto da Pelle.