Dicas de maquiagem: aprenda a evitar seis vícios de make

A maquiagem é uma das maiores aliadas da beleza feminina, mas o produto ideal e a melhor aplicação podem fazer toda a diferença na produção final
A maquiagem é uma das maiores aliadas da beleza feminina, mas o produto ideal e a melhor aplicação podem fazer toda a diferença na produção final

Aliada quase que indispensável da beleza feminina, a maquiagem reserva muitos segredos e exige dedicação de quem não quer correr o risco de errar na hora da produção. O medo de exagerar ou mesmo o dia a dia corrido das mulheres faz com que alguns vícios sejam criados e as produções acabem caindo em uma rotina. Com algumas dicas e produtos específicos, porém, é possível soltar a imaginação e criar makes dignas de tapete vermelho. Confira como contornar seis vícios na hora de criar a maquiagem e elabore looks mais divertidos e modernos:

1 - Monocromática: apostar quase sempre em boca e olhos da mesma tonalidade

A make monocromática pode até funcionar usando cores mais iluminadas, como o dourado ou o cintilante, mas se a aposta da produção for em tonalidades nude o look pode ficar apagado e até mesmo deixar o rosto com aspecto cansado. Segundo o maquiador Jillian Dempsey, em entrevista à revista Allure, nesse caso vale incorporar uma cor à produção, como um batom rosado, apenas para destacar levemente os lábios.

2 - Evitar o delineador por não conseguir deixar o traçado perfeito

O delineador tornou-se um dos itens prediletos na nécessaire feminina, mas muitas mulheres ainda fogem do cosmético por não conseguirem criar o traçado perfeito. O truque para conseguir a linha reta com o produto líquido ou em gel é a persistência, mas para quem está começando a se arriscar com o produto, o lápis pode ser a solução, pois dá mais firmeza na hora do traçado e não borra.

3 - Completar as makes de noite sempre com delineado "olho de gatinho"

O delineado no estilo "olho de gatinho" se popularizou nos anos 1960 e desde então caiu no gosto das mulheres, que não dispensam o efeito na hora de criar makes mais dramáticas. Para o maquiador Jillian Dempsey, no entanto, o estilo pode fazer com que os olhos pareçam menores. "Em vez disso, faça um traço rente aos cílios superiores com lápis preto e passe um dedo sobre a linha, para difundir e estendê-la após o canto externo", ensinou à revista Allure.

4 - Aplicar o batom com o contorno perfeito dos lábios

Aplicar o batom criando um contorno com efeito de lábios perfeitos pode até parecer o sonho de quase todas as mulheres, mas os desfiles das semanas de moda mundiais provam que é o contrário que vai dominar as bocas na próxima temporada. Os efeitos borradinhos e o batom com aspecto de desbotado são as promessas da estação, dando um toque mais moderno para o look das mais ousadas. Para conseguir o estilo, aplique o batom direto do bastão e pressione o dedo ao longo das linhas que contornam os lábios, criando um efeito mais natural.

5 - Passar a sombra marrom em qualquer maquiagem

Hit dos anos 1990, a sombra marrom continua a ser a queridinha de muitas mulheres, que apostam na tonalidade colorindo toda a pálpebra. Para dar um toque mais moderno ao visual, aplique a sombra amarronzada apenas marcando a linha do côncavo e esfumace, para que o traçado não fique marcado.

6 - Exagerar ou dispensar o efeito corado do blush

O blush é o item da maquiagem responsável por tirar o aspecto pálido do rosto e deixar o visual com ar mais saudável, por isso é quase que indispensável na hora de criar makes tanto para o dia a dia quanto para ocasiões especiais. Exagerar na quantidade de produto ou aplicá-lo no local errado, porém, pode acabar com toda a produção. Para não errar na aplicação, o maquiador Jillian Dempsey ensina a sorrir, deixando as maçãs do rosto mas marcadas. Com um pincel, passe levemente o produto indo em direção as têmporas. Evite sobrecarregar a cor no nariz, na testa ou no queixo, para que o efeito não fique falso.