Dicas de maquiagem para olhos fundos

Olhos fundos precisam fugir do côncavo muito marcado e podem abusar das sombras iluminadoras na pálpebra
Olhos fundos precisam fugir do côncavo muito marcado e podem abusar das sombras iluminadoras na pálpebra

Conhecer o próprio rosto e saber quais são suas características principais são os primeiros passos para fazer da maquiagem uma aliada na hora de valorizar seus pontos fortes e disfarçar os fracos. As donas de olhos fundos, que costumam ter o côncavo bem aparente e as pálpebras mais escuras, podem usar truques de luz para favorecer sua estrutura original e com poucos produtos, conseguir a make ideal.

Iluminação é a palavra-chave para olhos fundos

O segredo para disfarçar os olhos fundos é iluminação. Usada em toda a pálpebra ou só no canto interno, a sombra cintilante projeta os olhos para fora. Para quem não gosta muito de brilho, a sombra pode até ser fosca, mas sempre em uma cor clara. Apesar disso, a maquiadora Érica Carrijo alerta que os produtos claros e brilhantes precisam ser usados nos locais certos para não causarem efeito contrário: "aquele truque de iluminar a área que fica abaixo das sobrancelhas costuma sabotar esse tipo de olho, o certo é aplicar apenas na pálpebra móvel", explica.

Fuja do preto e tenha cuidado com o côncavo

Quem tem olhos fundos costuma ter um côncavo bem marcado naturalmente e a ideia é deixá-lo assim. "Esfumar a área de uma forma muito intensa ou com sombras muito escuras acaba afundando ainda mais o olhar", revela a profissional. Para as que não abrem mão do efeito em um evento noturno, a sombra marrom clara é a melhor opção, mas é preciso ter movimentos leves para a pigmentação não ficar muito forte.

O alerta vale também para a pálpebra móvel. Segundo Érica, as sombras escuras não favorecem esses olhos e, ao contrário das mais claras, ressaltam a profundidade.

Levante a expressão com delineador e máscara para cílios

A máscara para cílios abre o olhar e está liberada tanto na parte superior quanto na inferior. O delineador também pode jogar a favor se for usado da maneira correta: "o ideal é que ele comece mais fino no canto interno e vá engrossando em direção ao externo - isto levantará o olhar", conta Érica.