Dicas para cuidar de cutículas ressecadas

Aprenda com dicas fáceis como cuidar das cutículas ressecadas
Aprenda com dicas fáceis como cuidar das cutículas ressecadas

Cutículas ressecadas sempre são um grande empecilho para as unhas perfeitas. Se não estão esbranquiçadas e endurecidas, deixando as pontinhas dos dedos com aspecto envelhecido, aparecem machucadas, causando um chato incômodo. Por esses e outros motivos, é sempre bom saber cuidar dessa parte tão importante do nosso corpo, dando a atenção necessária, para não ter problemas futuros. Quer saber como conquistar cutículas muito mais bonitas? Continue a leitura e descubra!

1 - Uma vez por semana, faça a limpeza das cutículas

É sempre importante lembrar que retirar as cutículas com alicate não é bom para a saúde, mas se estiverem bem amolecidas, poderão ser facilmente empurradas para trás sem causar danos. Para isto, prefira um momento logo após um banho morno, quando a pele está bem hidratada, para empurrá-las com um palito de laranjeira.

Outra boa maneira para quem prefere uma limpeza completa é mergulhar as mãos em uma pote de água quente por alguns minutos. Neste caso, pegue um palito de laranjeira enrolado em um pouco de algodão e empurre a cutícula para trás fazendo movimentos de um lado para o outro. Em seguida, misture um pouquinho de açúcar e azeite, e passe sobre as pontinhas dos dedos, dando uma leve esfregada. Isso é o suficiente para uma limpeza completa.

2 - Hidrate as cutículas diariamente

Mesmo após estarem limpas, as cutículas permanecerão ressecadas. O passo seguinte, então, é mantê-las sempre hidratadas. É inevitável lavar as mãos várias vezes por dia, mas a água e o sabão podem mesmo ressecar bastante a sua pele. Para impedir que isso aconteça, passe hidratante nas mãos sempre após as lavagens.

Nos casos de cutículas realmente secas, antes de dormir passe óleo de hidratação corporal nas pontinhas dos dedos, fazendo massagens na região das cutículas, ou utilize vaselina. Estes produtos vão agir durante a noite, deixando a pele ao redor das suas unhas muito mais hidratada. Siga os passos de limpeza e hidratação por duas semanas e já verá o resultado com cutículas muito suaves e menores.