Dicas para garantir a fixação da maquiagem em pálpebras oleosas

Com alguns truques, é possível evitar que a maquiagem dos olhos borre mesmo em pálpebras oleosas
Com alguns truques, é possível evitar que a maquiagem dos olhos borre mesmo em pálpebras oleosas

Mesmo quem não costuma sofrer com a pele oleosa pode enfrentar o problema apenas nas pálpebras, quando há a impressão de que todo o sebo produzido no rosto se concentra em uma única região. Esta situação influencia diretamente na durabilidade da maquiagem, já que dificulta a sua aderência e, consequentemente, sua fixação. Confira dicas para evitar que os produtos borrem ao longo do dia.

Dê atenção especial à preparação da pele e prefira produtos com textura mais seca


O primeiro passo para garantir a maior duração da maquiagem é preparar a pele de forma adequada. "Recomendo lavar o rosto com um sabonete líquido específico para pele oleosa e usar uma loção adstringente", sugere a maquiadora Márcia Ozorio. Em seguida, aplique um primer para olhos, que remove o brilho natural e prolonga a duração das cores. Para quem não tem o produto, um corretivo com textura mais sequinha também funciona. Cubra a área com uma fina camada de base e pó, para absorver a oleosidade.

Não é preciso abrir mão de usar sombras, no entanto, dê preferência às fórmulas em pó. "As sombras em creme podem escorrer e formar aquelas linhas indesejadas nas pálpebras", explica a profissional do Studio Márcia Ozorio. Evite maquiar toda a região dos olhos, especialmente no verão, quando a pele tende a ficar mais oleosa, e mantenha a cor apenas na parte móvel. Para o canto interno e a área abaixo das sobrancelhas, opte por um iluminador.

Pincel é a melhor opção para aplicar sombras em pálpebras oleosas


Quem tem pálpebras oleosas deve evitar ao máximo fazer a aplicação de sombras com os dedos. O método ajuda a amolecer o produto, além de transferir ainda mais oleosidade para a pele. Por isso, o pincel é a melhor opção. Ao invés de arrastar a ferramenta sobre a pálpebras, dê preferência a pressioná-la levemente. Desta forma, a sombra fica mais pigmentada, o que dificulta que o produto borre.

Quanto à máscara de cílios e o delineador, que não possuem versões em pó, a fórmula à prova d'água é a melhor solução. "Ela não escorre e, ao secar, só sai com demaquilante", garante a maquiadora. Um truque para melhorar a fixação do delineador é aplicar uma leve camada de sombra exatamente da mesma tonalidade do primeiro produto sobre o traço logo após desenhá-lo.