Dicas para manter as unhas saudáveis durante o verão

Pequenos truques ajudam o esmalte a durar mais no verão
Pequenos truques ajudam o esmalte a durar mais no verão

Quem costuma aliviar o calor típico do verão em praias ou piscinas já se acostumou a proteger a pele e o cabelo dos efeitos nocivos do sol, da água do mar e do cloro, mas e as unhas? Elas também necessitam de cuidados para se manterem saudáveis na estação mais quente do ano. Quem quer aproveitar o final de semana e manter o esmalte intacto precisa tomar alguns cuidados. Agora você já pode curtir as maravilhas que o verão proporciona sem medo de estragar as unhas!

Cuidados antes da praia ou piscina

Passar mais tempo com as mãos úmidas vai fazer com que seu esmalte descasque mais rapidamente e as unhas fiquem mais enfraquecidas. "As unhas são compostas de queratina, então estão sujeitas à reação do cloro. O cuidado deve acontecer antes e depois de ir à praia ou à piscina, usando produtos fortalecedores, em geral hidratantes, bases e, até mesmo, esmaltes", explica a manicure Renata Teixeira, do salão Bellíssima Beauty II.

Para deixar as unhas mais fortes e a pele mais suave, aplique um hidratante à base de uréia sempre que lavar as mãos ou senti-las muito ressecadas e nos pés antes de dormir. Evite esmaltes com secagem rápida, que descascam com mais facilidade. Não fique muito tempo com as mãos submersas, pois a água amolece as unhas. Retire o esmalte pelo menos um dia antes de ir à manicure e reserve uma semana do mês para não pintar as unhas.

A melhor cor e dicas para o esmalte durar mais no verão

O sal do mar, a química da piscina e o protetor solar podem mudar a cor do seu esmalte. Os branquinhos tendem a ficar amarelados e os coloridos desbotam. O único tom que não varia muito é o nude. Aposte na cor, que é clarinha e combina com qualquer estação. Você também pode optar apenas pela base para dar um brilho discreto. "Dê preferência às fortalecedoras, que irão repor a queratina destruída pelo cloro", acrescenta Renata.

Outro problema comum é o esmalte rachar por causa da exposição a água. O truque é passar o top coat, que vai finalizar o acabamento das unhas e garantir que elas durem mais. O produto pode ser reaplicado durante a semana.