É preciso esperar o esmalte secar antes de limpar os cantinhos? Saiba como corrigir os borradinhos das unhas

Esperar o esmalte secar antes de limpar pode ajudar a manter as unhas perfeitas para as menos habilidosas
Esperar o esmalte secar antes de limpar pode ajudar a manter as unhas perfeitas para as menos habilidosas

Após escolher a cor que vai enfeitar as unhas durante a semana, remover ou hidratar as cutículas e lixar as pontinhas dos dedos no formato desejado, é chegado o momento de passar o esmalte e limpar aqueles temidos borradinhos que permanecem nos cantinhos das unhas. Para as menos habilidosas, o momento da finalização pode ser o mais difícil em todo o processo, já que necessita de mais firmeza para não errar na mão e garantir um acabamento perfeito, afinal, de nada adianta usar um esmalte incrível se as pontinhas dos dedos ainda estiverem sujas.

Para evitar que o momento de limpar as unhas acabe destruindo toda a esmaltação, muitas mulheres optam por esperar o esmalte secar completamente. Mas será que isso é mesmo necessário? O Tudo Sobre Make conversou com especialistas que revelaram dicas para limpar os cantinhos das unhas com muito mais facilidade.

Esperar o esmalte secar pode dar mais segurança na esmaltação

Apesar da prática das manicures permitir que os borradinhos sejam limpos sem causar nenhum estrago para a esmaltação, as meninas menos habilidosas podem não ter a mesma sorte. Por isso, esperar o esmalte secar durante alguns minutinhos pode ser a solução para evitar borrados. "Esperar uns minutos impossibilitará os riscos de borrar a esmaltação, além de evitar que o algodão grude no esmalte ainda úmido", afirmou a manicure Adriana Rodrigues, do Studio Márcia Ozório.

Os minutinhos a mais na secagem, porém, podem prejudicar o resultado final da esmaltação. De acordo com as profissionais Alessandra Maciel e Paula Cruz, do Spolish nail bar & spa, o esmalte já seco pode grudar na pele, não permitindo que o acabamento nos cantinhos fique impecável.

Truques podem facilitar limpeza das unhas

Para as iniciantes, porém, aguardar o esmalte secar completamente continua sendo a melhor opção. "Dará a ela a segurança de não danificar o serviço", afirmou a manicure Adriana Rodrigues. Por isso, usar um pouco de base ou hidratante ao redor das unhas também é um ótimo truque para aquelas que ainda não são tão habilidosas, já que o produto vai evitar que o esmalte grude nos cantinhos das unhas.

A água fria também pode ser uma aliada para remover os esmaltes que permanecem nos dedos. "Uma dica para quem quer fazer as próprias unhas é esmaltar e esperar a secagem total. Depois lavar as mãos com água fria e sabão neutro", ensinaram as manicures Alessandra Maciel e Paula Cruz. A água corrente ajudará o esmalte a soltar com mais facilidade dos dedos, não prejudicando a esmaltação.