Entenda por que as unhas descamam e saiba como evitar o problema

Confira dicas para acabar de vez com a descamação das unhas
Confira dicas para acabar de vez com a descamação das unhas

Quase toda mulher não dispensa desfilar unhas bem cuidadas por ai, mas além de escolher o esmalte da moda, manter as pontinhas dos dedos saudáveis é indispensável para conquistar mãos incríveis. Unhas descamadas são um dos principais problemas que acometem o público feminino, mas a boa notícia é que algumas pequenas mudanças de hábitos são capazes de transformar a saúde e garantir unhas incríveis.

Falta de vitaminas pode causar unhas descamadas

As unhas fracas e quebradiças podem ser um sinal de que algo não está funcionando como deveria no organismo, por isso vale observar deficiências nutricionais ou hormonais, que podem aparecer em sintomas nas pontinhas dos dedos. Alterações na tireoide, anemia, hábitos alimentares ruins e dermatose são algumas das causas mais conhecidas, assim como a falta de vitamina D no organismo.

Hábitos comuns também podem causar descamação nas unhas

Além da parte nutricional, alguns hábitos do dia a dia também podem estar deixando as unhas descamadas. As substâncias contidas nos esmaltes, acetonas e cremes para cutículas e mãos podem estar enfraquecendo as pontinhas dos dedos, já que necessitam de muitos conservantes para manter o produto com uma durabilidade maior. As unhas postiças também pode ser uma grande vilã das mulheres que sofrem com unhas descamadas, já que a cola pode enfraquecer ainda mais a pontinha dos dedos e causar atrito no momento da remoção.

Substituir produtos é chave para unhas bonitas

Para manter as unhas sempre lindas e livre das temidas descamações, o primeiro passo é ficar de olho na alimentação. Procurar a ajuda de um médico é sempre o mais indicado para informar os nutrientes que podem estar em falta no organismo. Já se a causa do enfraquecimento for micoses ou alergias, uma dica é trocar os esmaltes para os 5free, que são livres de substâncias alergênicas como tolueno, formaldeído, dibutilftalato (DBP), resina de formaldeído e cânfora.

Já a acetona deve ser substituída pelo removedor de esmaltes, que causará menos agressão para as pontinhas dos dedos. Manter as unhas sempre hidratadas também é um truque certeiro para garantir um aspecto mais bonito, forte e sem descamação.