Esfoliação de unhas: descubra como é feita e os principais benefícios

Esfoliar as unhas ajuda a eliminar o aspecto amarelado e garante uma maior absorção dos produtos hidratantes
Esfoliar as unhas ajuda a eliminar o aspecto amarelado e garante uma maior absorção dos produtos hidratantes

Escolher o esmalte da semana e pintar as unhas já virou um ritual bem comum na rotina de beleza das mulheres, mas as pontinhas dos dedos precisam de ainda mais cuidados para permanecerem sempre bonitas. Além das cores da moda ou de nail arts inspiradoras, é importante ficar de olho também na hidratação e na tonalidade das unhas. Para mantê-las saudáveis e impecáveis, vale contar com a ajudinha de tratamentos específicos, como a esfoliação, que ajuda a recuperar a cor natural e eliminar o aspecto mais ressecado. "A esfoliação de unhas e cutículas é um passo importante para a manutenção da aparência saudável e condicionante. O processo promove a hidratação e retirada da aparência branca das cutículas e o seu afinamento, diminuindo a necessidade de retirada delas por um tempo maior", explicou a dermatologista Renata Roxo, diretora da clínica Dermagrupo.

Esfoliação ajuda a manter unhas mais bonitas e hidratadas

Assim como acontece com a pele, a esfoliação das unhas ajuda a eliminar as células mortas e ativa a renovação dos organismos. Desta forma, as pontinhas dos dedos ganham uma aparência mais saudável, bonita e iluminada, além de mais hidratadas. "A esfoliação auxilia na penetração de ativos através da cutícula, deixando a pela mais fina e mais hidratada, explicou a dermatologista Renata Roxo. A técnica é ótima também para aquelas que sofrem com as temidas unhas amareladas devido às constantes esmaltações, já que ao eliminar uma camada das unhas vai trazer de volta a coloração natural.

Procedimento pode ser feito em casa

Mesmo parecendo uma técnica superelaborada, é possível esfoliar as unhas e cutículas em casa e sem ajuda da manicure. Basta contar com a ajuda de produtos específicos, como cremes esfoliantes para unhas e cutículas, ou criar o seu próprio cosmético. "O esfoliante caseiro pode ser feito com açúcar e mel. A mistura terá ação hidratante e esfoliante super potente", explicou a dermatologista. Aplique o produtinho em toda a extensão das unhas e também nas cutículas e comece a massagear levemente em movimentos circulares.

É importante que o processo seja feito cuidadosamente, para não causar traumas e ocasionar problemas como ondulações ou manchinhas nas pontinhas dos dedos. "A esfoliação das unhas e cutículas pode ser feita no próprio banho, com produtos com a formulação rica em óleos naturais. O ideal é esfoliar gentilmente a as unhas e cutículas para hidratar e renovar, sem agredir", ensinou a especialista Renata Roxo. Basta deixar o esfoliante agir por alguns minutinhos, lavar as mãos e as unhas já estão prontas para a nova esmaltação. O procedimento, no entanto, deve ser feito cerca de uma vez por semana, para evitar que as unhas fiquem enfraquecidas e ainda mais ressecadas.

Observar a aparência das unhas é sempre importante

Apesar de ajudar a manter as unhas sempre bonitas, a esfoliação nem sempre é a solução para os probleminhas das pontinhas dos dedos. Antes de apostar na técnica, é importante analisar se das unhas não estão fracas e quebradiças, já que a falta de certas vitaminas no organismo podem prejudicar a aparência das mãos. Caso o problema das unhas seja apenas as recorrentes esmaltações e uso frequente de esmaltes escuros, vale apostar sem medo na esfoliação para recuperar a boa aparência das pontinhas dos dedos.