Esmalte escuro deixa as unhas amareladas? Entenda

Pigmentos dos esmaltes escuros tendem a deixar as unhas com manchas amareladas. O ideal é alternar a esmaltação com cores mais claras
Pigmentos dos esmaltes escuros tendem a deixar as unhas com manchas amareladas. O ideal é alternar a esmaltação com cores mais claras

Os esmaltes com tonalidades escuras, como o vermelho e o preto, são lindos e garantem um visual mais ousado e exuberante, mas basta remover que lá está o primeiro problema: as manchinhas amareladas nas unhas. As marquinhas prejudicam a estética da manicure e ainda podem atrapalhar as esmaltações seguintes, já que, dependendo da tonalidade escolhida, as manchinhas podem continuar visíveis.

Os esmaltes em tons mais fortes, como o vermelho, preto, azul ou verde, concentram uma maior quantidade de pigmentos, que são depositados nas unhas e consequentemente causam as manchas amareladas. "Os pigmentos escuros se depositam na lâmina ungueal caso permaneçam na unha por muito tempo, deixando as unhas amareladas", explicou a dermatologista Maria Fernanda Gavazzoni, membro Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Base de unhas pode ajudar a evitar manchas amareladas

Se desfilar unhas em cores mais escuras é indispensável, é preciso colocar alguns novos costumes na sua rotina de beleza. Para a dermatologista Jomara Estefaneli, do Instituto da Pelle, a principal dica para evitar as indesejadas manchinhas amareladas é apostar sempre em uma boa base para unhas antes da esmaltação. O produto tem como função proteger a lâmina ungel, evitando que fiquem com marquinhas ou enfraquecidas, além de aumentar a durabilidade dos esmaltes.

A atenção extra na hora de retirar o esmalte também pode ser essencial na busca por unhas sempre bonitas e saudáveis. Os esmaltes escuros, por serem mais difíceis de remover, necessitam de maior abrasão pelos solventes e, consequentemente, agridem mais do que os claros ou transparentes. Os removedores que contém acetona são ainda mais abrasivos e podem acabar retirando os lipídios e proteínas das unhas. "O ideal é descansar o esmalte e lubrificar as unhas limpas com cremes que contenham uréia e óleos vegetais", explicou a especialista Maria Fernanda Gavazzoni.

Água oxigenada e lixa ajudam a melhorar o aspecto das unhas amareladas

Por mais estranho que possa parecer, o grande segredo para remover as manchinhas das unhas pode estar na água oxigenada. "Uma sugestão para melhorar o aspecto das unhas é usar água oxigenada 10 volumes diluída em um pouco de água morna e deixar as unhas de molho por cerca de 10 minutos", ensinou Jomara Estefaneli. Em casos mais intensos, vale também lixar a superfície da lâmina ungel para a remoção do pigmento. O procedimento, no entanto, não deve ser feito repetidas vezes. "A realização constante deste procedimento tornará as unhas finas e quebradiças" explicou a dermatologista Maria Fernanda Gavazzoni.