Esmaltes claros secam mais rápido que os escuros? Entenda

Esmaltes claros são uma boa alternativa para quem tem pouco tempo para a manicure e precisa que as unham sequem rápido
Esmaltes claros são uma boa alternativa para quem tem pouco tempo para a manicure e precisa que as unham sequem rápido

Com a correria do dia a dia, ter tempo de ir ao salão fazer as unhas virou quase um artigo de luxo. Poder esperar os minutinhos necessários para que o esmalte seque a tempo do próximo compromisso é ainda mais difícil. Por isso, pintar as unhas com um esmalte clarinho nesses dias mais agitados é uma alternativa muito eficiente, já que essas tonalidades secam mais rápido. Entenda o porquê!

Tonalidades claras agilizam a secagem

Toda mulher vaidosa gosta de exibir suas unhas sempre bonitas e bem cuidadas, mas a grande quantidade de compromissos, às vezes, torna a tarefa um pouco difícil. Para facilitar a vida e diminuir o tempo gasto, os esmaltes claros se apresentam como excelente opção. O motivo? Eles secam mais rápido do que aqueles com cores mais escuras, permitindo que o horário para o compromisso seguinte seja cumprido e o melhor, com as unhas devidamente feitas e secas.

Essa redução no tempo de secagem acontece porque os esmaltes de tonalidades claras contêm menos pigmentos do que os outros. "A concentração de pigmentos nos esmaltes escuros tende a ser maior, por isso eles acabam retendo a evaporação dos solventes, retardando o processo de secagem. Isso acontece em esmaltes com fórmulas menos estruturadas, com matérias-primas mais básicas", explica o cosmetologista Marcelo Souza.

O ambiente e matérias-primas também aceleram o processo

Quem quer garantir ainda mais eficácia e rapidez no quesito secagem das unhas deve prestar atenção em alguns aspectos que também podem influenciar no tempo em que o esmalte precisa até estar totalmente seco. A escolha por uma tonalidade clara pode vir acompanhada de outras práticas, que ajudam a acelerar o processo.

O ambiente onde o esmalte foi aplicado também é importantíssimo quando se pretende não esperar muito até que as unhas estejam totalmente secas. De acordo com o especialista, locais mais quentes ou que tenham a presença do ar condicionado podem acelerar o processo, enquanto que ambientes muito úmidos podem deixar as unhas molhadas por mais tempo.

Existem, ainda, produtos que prometem um período de secagem menor, como alguns finalizadores, os famosos top coats. Além de darem brilho às unhas e intensificarem a cor do esmalte, eles ajudam a mantê-las livres de marquinhas ou borrões e aumentam o tempo de fixação, deixando as unhas bonitas e pintadas por mais tempo.

Unhas claras disfarçam melhor imperfeições

Outra característica importante dos esmaltes de tons claros é que, por serem mais discretos, eles conseguem esconder com maior facilidade qualquer imperfeição. Marcas de cabelo e pequenos acidentes que tiram uma lasquinha da unha são exemplos de problemas que podem ser melhor disfarçados quando as unhas estão pintadas com esmaltes claros.

Outra situação comum a toda mulher é perceber que após alguns dias da visita à manicure, as unhas tendem a descascar ou descamar. Às vezes, não dá para correr para o salão para aprontá-las novamente e os esmaltes claros ajudam a passar por esta fase, sem fazer tanto contraste entre a cor usada nas pontinhas dos dedos e a unha descascada. No caso das nuances brancas, nudes e rosinhas, por exemplo, é ainda mais fácil disfarçar o problema, uma vez que são cores próximas ao tom da unha.